Justiça Italiana mantém prisão de Carla Zabelli
Parlamentar está custodiada no presídio feminino de Rebibbia e participou de uma audiência de custódia
Por: Felipe Santana
01/08/2025 • 09:59
A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL) continua presa na Itália enquanto aguarda o desfecho do processo de extradição solicitado pelo governo brasileiro. A decisão foi tomada logo após sua detenção em Roma, cumprindo mandado de prisão definido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O pedido formal de extradição foi encaminhado em junho junto ao governo italiano, a partir de tratado bilateral reconhecido entre os países. Agora cabe à Justiça italiana avaliar a admissibilidade jurídica do processo. Apesar de ter nacionalidade italiana, isso não impede sua extradição, já que o país permite a entrega de seus cidadãos em casos contemplados por acordos internacionais.
A parlamentar está custodiada no presídio feminino de Rebibbia e participou de uma audiência de custódia nesta sexta-feira, na Corte de Apelação de Roma. A realização da audiência foi confirmada pelo embaixador brasileiro na Itália, Renato Mosca, e por membros da Polícia Federal.
Especialistas apontam que o trâmite pode levar meses. Mesmo com a parlamentar detida, o rito legal inclui análises formais, o direito à ampla defesa e uma possível reavaliação por instâncias superiores antes de qualquer decisão final. Até lá, ela permanecerá sob custódia na Itália, com direito a pleitear recursos e assistência jurídica.
Relacionadas