EUA revogam visto do presidente da Colômbia após protesto em Nova York
Gustavo Petro participou de manifestação pró-Palestina e pediu que militares norte-americanos desobedecessem ordens de Donald Trump
Por: Lorena Bomfim
27/09/2025 • 16:57
O governo dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira (26) a revogação do visto do presidente da Colômbia, Gustavo Petro. Segundo o Departamento de Estado, a decisão foi motivada pela participação do político em uma manifestação pró-Palestina em Nova York, durante a qual ele pediu que soldados norte-americanos desobedecessem ordens do ex-presidente Donald Trump.
Em comunicado publicado em sua conta no X, o Departamento de Estado afirmou: “Vamos revogar o visto de Petro devido às suas ações imprudentes e incendiárias”.
O protesto ocorreu em frente à sede da Organização das Nações Unidas (ONU), onde Petro defendeu a criação de uma força armada global com a missão de libertar os palestinos. “Essa força precisa ser maior do que a dos Estados Unidos”, afirmou o presidente colombiano.
Em resposta à decisão americana, Gustavo Petro se manifestou neste sábado (27) em sua conta no X: “Cheguei a Bogotá. Não tenho mais visto para viajar para os EUA. Não me importo. Não preciso de visto, mas de uma autorização eletrônica de viagem (ESTA), porque não sou apenas colombiano, também sou cidadão europeu”.
Relacionadas