Carla Zambelli é presa na Itália
Deputada licenciada tenta evitar extradição após ser condenada pelo STF e incluída na lista da Interpol
Por: Felipe Santana
29/07/2025 • 17:19
A deputada licenciada Carla Zambelli (PL) foi presa nesta terça-feira (29) na Itália. Apesar disso, a defesa da parlamentar informa que ela se apresentou às autoridades italianas. Segundo os advogados, o objetivo foi comunicar seu endereço oficial no país, alegar que não está foragida e solicitar que não seja deportada para o Brasil.
A prisão foi anunciada pelo deputado italiano Angelo Bonelli. O Ministério da Justiça confirmou a informação. “Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Informei o endereço à polícia e, neste momento, os policiais estão identificando Zambelli” escreveu o deputado no X.
A parlamentar brasileira foi condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela inserção de documentos falsos em 2023. Ela foi incluída na lista de procurados da Interpol, o que ampliou a pressão internacional para sua localização e eventual extradição.
Com cidadania italiana, a parlamentar argumenta que está exercendo seus direitos legais no país europeu e que pretende se defender em liberdade, evitando um retorno forçado ao Brasil.
Relacionadas