Ataque israelense destrói prédio em Gaza e deixa ao menos 16 mortos
Bombardeio ocorreu no mesmo dia da chegada de Marco Rubio a Israel
Por: Domynique Fonseca
14/09/2025 • 14:39 • Atualizado
Um ataque aéreo israelense atingiu neste domingo (14), o edifício residencial Al-Kawthar, na cidade de Gaza, provocando a morte de pelo menos 16 pessoas em todo o enclave palestino, segundo autoridades locais de saúde.
Imagens de câmeras registraram o momento em que o prédio foi atingido. Testemunhas afirmam que o local abrigava famílias deslocadas pela guerra. O Exército de Israel alegou que o edifício era usado pelo Hamas para monitorar posições militares e planejar ofensivas, e afirmou ter avisado os civis antes do bombardeio.
Nos últimos dois dias, ataques israelenses já haviam destruído dezenas de casas na região, resultando em ao menos sete mortes apenas na cidade de Gaza.
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, desembarcou em Israel neste domingo, acompanhado da esposa, Jeanette Dousdebes. O casal foi recebido no Aeroporto Internacional Ben Gurion pelo embaixador norte-americano, Mike Huckabee.
Antes da viagem, Rubio afirmou que os EUA e o ex-presidente Donald Trump desaprovam a ofensiva israelense contra líderes do Hamas em Doha, no Catar, e também demonstraram preocupação com a expansão de assentamentos na Cisjordânia ocupada.
Apesar das tensões, Rubio destacou que a aliança entre Washington e Tel Aviv permanece sólida, mas ressaltou que discutirá com autoridades israelenses os impactos da ofensiva sobre as negociações para a libertação de reféns do Hamas e o fim da guerra em Gaza.
Relacionadas