Logo

“Jerônimo foi preparado para ser governador do povo”, diz Rosemberg

Deputado defende empréstimos do Estado e rebate críticas da oposição na Alba

Por: Domynique Fonseca

05/01/202616:00

Durante participação no programa Portal Esfera no Rádio, na Itapoan FM (97,5), nesta segunda-feira (5), o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) afirmou que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) tem um perfil voltado às demandas populares e defendeu a política de empréstimos adotada pelo Estado como instrumento para acelerar investimentos estruturantes .

Foto “Jerônimo foi preparado para ser governador do povo”, diz Rosemberg
Foto: Lorena Bomfim/ Portal Esfera

Ao comentar as críticas da oposição sobre os financiamentos aprovados pela Assembleia, Rosemberg destacou que os empréstimos são instrumentos legais de antecipação de receita e fundamentais para viabilizar investimentos estruturantes. Segundo ele, a Bahia possui hoje uma das menores taxas de endividamento do país, o que garante ampla capacidade para contrair crédito com responsabilidade.

“O Estado tem hoje um índice de endividamento em torno de 0,33, muito abaixo do limite permitido. Estados como São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro estão próximos do teto. A Bahia tem capacidade de endividamento e usa isso para antecipar investimentos que beneficiam diretamente a população”, afirmou.

O parlamentar explicou que, ao recorrer a empréstimos com juros subsidiados, o governo acelera obras essenciais, como projetos de saneamento básico e acesso à água tratada, sem precisar esperar anos pela arrecadação futura. Para ele, deixar de utilizar essa ferramenta seria um erro de gestão.

“São obras que salvam vidas e melhoram a qualidade de vida das pessoas”, pontuou.

Rosemberg também rebateu o discurso do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, que critica o volume de empréstimos do governo estadual. O deputado lembrou que gestões municipais, incluindo a da capital baiana, também recorrem a financiamentos para executar obras estruturantes.

“Não há incoerência nisso. Antecipar investimento é uma prática adotada por todos os entes federativos”, disse.

Na avaliação do líder do governo, o debate sobre empréstimos tem sido utilizado como estratégia política. Ainda assim, ele reforçou que as decisões do Executivo estadual não estão relacionadas ao calendário eleitoral, mas sim à necessidade de acelerar o desenvolvimento da Bahia.

O deputado fez uma comparação direta entre os projetos políticos em disputa no estado.

“Na política, infelizmente, há quem seja preparado para governar a elite. Jerônimo foi preparado para ser governador do povo da Bahia. É essa a disputa que está colocada”, concluiu.