Logo

Rosemberg destaca aprovação de projetos e obras do governo Jerônimo na Bahia

Líder do governo na Alba fala sobre pactuação, investimentos e reeleição em 2026

Por: Domynique Fonseca

05/01/202613:03Atualizado

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder do Governo e da Maioria na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), afirmou que o Parlamento baiano encerrou o ano legislativo com a pauta totalmente zerada, após a aprovação de todos os projetos em tramitação. A declaração foi dada durante entrevista ao programa Portal Esfera no Rádio, transmitido pela Itapoan FM (97,5), nesta segunda-feira (5), sob apresentação de Luis Ganem.

Foto Rosemberg destaca aprovação de projetos e obras do governo Jerônimo na Bahia
Foto: Lorena Bomfim/ Portal Esfera

Segundo Rosemberg, a Alba conseguiu votar matérias de iniciativa dos deputados, do Executivo, do Judiciário, do Ministério Público, dos Tribunais de Contas e da Defensoria Pública.

“É a primeira vez que isso acontece. Votamos todos os projetos e a pauta ficou zerada”, destacou.

O parlamentar ressaltou que o resultado foi fruto de diálogo e pactuação, inclusive com a oposição, especialmente em matérias consideradas essenciais para o funcionamento das instituições. Reconheceu que houve embates mais intensos em temas como a autorização de empréstimos, mas afirmou que a base governista manteve unidade nos momentos decisivos.

“Quando precisou exercer o papel de maioria, exercemos. Temos 44 deputados na Casa, uma folga significativa, mas sem passar o rolo compressor”, afirmou, elogiando também a atuação do líder da minoria, deputado Tiago Correia (PSDB).

 

Reeleição 

 

Ao falar sobre o cenário político, Rosemberg disse que, neste momento, está concentrado na tramitação de projetos e na preparação para buscar a reeleição em 2026. Segundo ele, mudanças em lideranças e comissões só ocorrerão na próxima legislatura, e a definição sobre a liderança do governo depende diretamente da relação com o governador Jerônimo Rodrigues (PT).

Durante a entrevista, o parlamentar também comentou uma agenda recente ao lado do governador, que incluiu visita a uma estrutura no aeroporto destinada à Polícia Civil. O espaço será utilizado para formação e ações de inteligência, em área estratégica e sensível por estar dentro do complexo aeroportuário. Rosemberg elogiou o ritmo de trabalho do governador e destacou a dedicação da gestão estadual.

Na área de investimentos, o deputado citou ações em diversos municípios do interior, com destaque para Itororó, sua cidade natal. Segundo ele, a atração de empresas do setor calçadista tem garantido geração de emprego e renda, com cerca de 1.200 postos de trabalho já criados. Um novo galpão industrial está sendo preparado no distrito de Itati, a partir de emenda parlamentar, com potencial para ampliar ainda mais esse número.

Rosemberg também mencionou investimentos em infraestrutura, como a recuperação de estradas, implantação de sinal de telefonia móvel em áreas estratégicas, retomada de obras de drenagem e avanços em projetos estruturantes no sul do estado. Entre eles, destacou a duplicação da rodovia Ilhéus–Itabuna, que já estaria com cerca de 70% das obras concluídas, além da Via dos Trabalhadores, ligando Buerarema a um distrito da região.

Outros projetos citados incluem a retomada da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), o Porto Sul e melhorias urbanas em Ilhéus e Itabuna. O deputado também afirmou que há discussões para reativar o aeroporto de Itabuna para voos de pequeno porte, em parceria com o município.