Logo
Menu

Política

Buscar

Lula anuncia R$ 30 bilhões em crédito para empresas afetadas por tarifas dos EUA

Medida provisória será assinada nesta quarta-feira (13) e prevê apoio a setores prejudicados pelo “tarifaço” imposto pelo governo Trump

Por: Lorena Bomfim

13/08/202509:03Atualizado

O governo federal anunciou nesta quarta-feira (13) a criação da MP Brasil Soberano, que estabelece uma linha de crédito de R$ 30 bilhões para empresas prejudicadas pela tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. O programa dará prioridade a pequenas empresas e exportadores de alimentos perecíveis, como frutas, mel e espinafre.

Medida provisória será assinada nesta quarta-feira (13)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Durante o lançamento no Palácio do Planalto, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, classificou a medida norte-americana como injusta e motivada por razões políticas, afirmando que o Brasil está sendo punido por sua postura democrática. Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que o objetivo é preservar empregos e ajudar as empresas a conquistar novos mercados.

Segundo o governo, o pacote poderá ser ampliado caso necessário. Parte dos recursos será viabilizada por meio de crédito extraordinário ao orçamento, instrumento utilizado em situações emergenciais para garantir rapidez na liberação dos valores.