Brasileiros rejeitam anistia e apoiam prisão de Bolsonaro
Datafolha mostra que 61% são contra perdão a réus do 8 de janeiro e metade acredita que ex-presidente será preso
Por: Lorena Bomfim
14/09/2025 • 11:52
Pesquisa Datafolha divulgada no sábado (13) aponta que 54% dos brasileiros são contra a aprovação de uma anistia que pudesse livrar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de condenações por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes. Já 39% apoiam a medida, 4% não souberam opinar e 2% se declararam indiferentes.
O levantamento, realizado entre 8 e 9 de setembro com 2.025 eleitores em 113 cidades, indica ainda que 61% rejeitam qualquer tipo de anistia aos condenados pelos ataques de 8 de janeiro.
Metade da população (50%) é favorável à prisão de Bolsonaro, enquanto 43% são contrários. Quanto à possibilidade de ele ser efetivamente preso, 50% acreditam que isso ocorrerá, 40% não, e 10% não souberam responder.
Na quinta-feira (11), a Primeira Turma do STF condenou Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado, fixando pena de 27 anos e 3 meses em regime inicial fechado. A execução da pena ocorrerá após o trânsito em julgado. O ex-presidente também foi condenado por tentativa de abolição violenta do estado democrático, organização criminosa armada, dano qualificado contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.
Desde 4 de agosto, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar por descumprimento de medidas cautelares anteriores, como a proibição de usar redes sociais por meio de terceiros.
Relacionadas