“Carcinoma de células escamosas in situ”: entenda câncer de pele de Bolsonaro
Diagnóstico da doença foi divulgado na tarde desta quarta (17)
Por: Redação
17/09/2025 • 19:49 • Atualizado
Na tarde desta quarta-feira (17), a equipe médica do hospital DF Star confirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi diagnosticado com câncer de pele do tipo carcinoma de células escamosas in situ. Segundo especialistas, o câncer é o mais comum no Brasil e tem, geralmente, fácil tratamento e altos índices de cura.
Os profissionais dermatologistas explicam que este tipo de câncer tem origem nas células basais da camada mais profunda da pele e sua principal causa é a exposição solar acumulada ao longo da vida, especialmente em pessoas de pele clara que se expuseram ao sol frequentemente sem a proteção adequada.
Diferente do melanoma, uma forma mais rara e perigosa de câncer de pele, o carcinoma basocelular raramente se espalha para outras partes do corpo (metástase).
Já o tratamento é realizado por cirurgia, onde o médico remove a lesão completamente. O procedimento é eficaz e, na maioria esmagadora dos casos, resolve o problema definitivamente.
No último domingo (14), Bolsonaro foi internado para um procedimento de remoção de lesões na pele. De acordo com a equipe do DF Star, a cirurgia aconteceu sem qualquer imprevisto, levando Jair receber alta no mesmo dia.