Logo
Menu

Política

Buscar

Alcolumbre e Motta articulam resposta conjunta à oposição no Congresso

Articulação visa conter pressões políticas e dar uma resposta às movimentações contrárias ao governo

Por: Felipe Santana

06/08/202518:07Atualizado

Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), e  da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), estão alinhando uma resposta conjunta às recentes críticas da oposição. A articulação visa conter pressões políticas e dar uma resposta institucional às movimentações contrárias ao governo federal.

davi e hgo
Foto: Ascom: Câmara Federal

A ideia é apresentar um texto consensual sobre o projeto de anistia, que tem sido motivo de impasse no Congresso. A proposta buscaria despolitizar o tema e reunir apoio tanto da base governista quanto de setores moderados da oposição.

Nos bastidores, líderes do centrão veem o movimento como uma tentativa de reafirmar o protagonismo do Congresso em meio à polarização política. As conversas envolvem ainda sugestões de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, que tem acompanhado de perto os desdobramentos.

Solução

Após reunião na noite desta quarta-feira (6), Alcolumbre e Motta convocaram sessões extraordinárias para esta semana com o objetivo de encerrar a obstrução promovida pela oposição após a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. A iniciativa visa garantir a normalidade dos trabalhos legislativos e o andamento das pautas prioritárias. No caso do Senado, as sessões serão realizadas remotamente. 

A decisão ocorre em meio a um clima de tensão no Congresso, com parlamentares da oposição utilizando recursos para atrasar votações. Os presidentes ressaltaram a importância do diálogo, mas destacaram a necessidade de retomar a rotina parlamentar para atender às demandas do país.

Comunicado à imprensa

Determinei que a sessão deliberativa do Senado Federal de amanhã, quinta-feira (7), às 11h, seja realizada temporariamente em sistema remoto. A decisão tem por objetivo garantir o funcionamento da Casa e impedir que a pauta legislativa, que pertence ao povo brasileiro, seja paralisada.

Não aceitarei intimidações nem tentativas de constrangimento à Presidência do Senado. O Parlamento não será refém de ações que visem desestabilizar seu funcionamento.

Seguiremos votando matérias de interesse da população, como o projeto que assegura a isenção do Imposto de Renda para milhões de brasileiros que recebem até dois salários mínimos. A democracia se faz com diálogo, mas também com responsabilidade e firmeza.

Davi Alcolumbre
Presidente do Senado Federal