Logo

SPFW: veja 4 marcas baianas de moda que vão marcar presença no evento

Marcas são responsáveis por trazer destaque ao mercado baiano

Por: Gabriel Pina

13/10/202520:00

O maior evento de moda da América Latina está de volta. A edição 60ª edição da São Paulo Fashion Week (SPFW), que celebra os 30 anos da maior vitrine da moda brasileira, começou nesta segunda-feira (13). Até o próximo dia 20, espaços como o Pavilhão das Culturas Brasileiras (PACUBRA), o Teatro Iguatemi e outros pontos marcos da capital paulista, se transformam em passarelas para os desfiles de 38 marcas, como por exemplo quatro marcas baianas responsáveis por trazer destaque ao trabalho dos profissionais da moda do estado da Bahia. Confira:

coleções anteriores das quatro marcas baianas na SPFW
Foto: Divulgação/São Paulo Fashion Week

1 - Dendezeiro

Naturalíssima de Salvador, com sede física no bairro Rio Vermelho, a Dendezeiro já virou referência no mercado fashion global, ganhando as capas de revistas como a Vogue, QG e Elle através dos corpos de artistas como Gilberto Gil, Liniker e Juliette. Tudo isso em sete anos de fundação, pelos brilhantes Hisan Silva e Pedro Batalha, o que tem colocado a capital baiana em destaque no setor. 

Todo apelo rendeu, em 2022, a estreia da marca na SPFW. De lá para cá, a DDZ coleciona cinco participações no evento, número que vai aumentar,  no próximo sábado (18), quando a marca revelará sua nova coleção “BRASILIANO 3: LEI DA VADIAGEM”, inspirada nos Bailes Blacks dos anos 70 e 80.

 

2 - Meninos Rei

Criada em Salvador no ano de 2015 pelos talentosos irmãos Céu e Júnior Rocha, a Meninos Rei tem sido responsável por levar as estampas coloridas inspiradas na ancestralidade africana e baiana, além das crenças religiosas do Candomblé, para todo o mundo. Após várias participações na SPFW, a label foi convidada a ser residente no evento.

Para a edição de 30 anos, a Meninos Rei preparou o desfile para a coleção inédita “Cultura popular: Umbigo da Bahia”, que promete levar para a passarela mais importante do mercado da moda latina, no dia 16, toda a visualidade da Bahia.

 

3 - Santa Residência

Em 2015, a então engenheira eletricista Mônica Sampaio  transformou uma ideia em uma das grandes marcas fashion da Bahia. A Santa Resistência se define como uma etiqueta que carrega ancestralidade, consciência e eternidade através da moda afro.

Em 2021, os modelos da marca ganharam o espaço da SPFW, por meio do projeto Sankofa, ação que tem como objetivo trazer mais inclusão à semana de moda brasileira, através do apoio a marcas comandadas por profissionais racializados. Agora, na nova edição do evento, a label revela a coleção “Águas de Si“, que explora toda a beleza e força do mar, chegando à passarela no sábado (18).

 

4 - Ateliê Mão de Mãe

Idealizado por Vinícius Santana, com parceria de Patrick Fortuna e Luciene Brito, a Ateliê Mão de Mãe nasce em 2020 a partir da vontade de Vinicius em expor os trabalhos de sua mãe Luciene, que produz peças exclusivas, feitas à mão, e têm como base o crochê

A partir disso, a marca soteropolitana foi adquirindo cada vez mais relevância na cena da moda nacional, ganhando uma loja física no bairro da Barra, em Salvador. Logo depois, veio a honra do convite para integrar a SPFW. E no próximo dia 18, a AMM faz sua estreia na 60ª edição do evento, com uma coleção que não teve detalhes revelados, aumentando a curiosidade sobre o que pode vir por aí.