Logo

Morre aos 89 anos Robert Redford, astro e diretor consagrado de Hollywood

Protagonista de clássicos e fundador do Festival de Sundance, ele deixou legado histórico no cinema

Por: Domynique Fonseca

16/09/202510:13Atualizado

Robert Redford, um dos nomes mais emblemáticos do cinema americano, faleceu aos 89 anos. A morte foi confirmada por sua representante Cindi Berger, que informou que o ator morreu em Utah, estado onde escolheu viver os últimos anos de forma reservada.

Foto Morre aos 89 anos Robert Redford, astro e diretor consagrado de Hollywood
Foto: Reprodução/ Festival de Sundance

Ao longo de mais de cinco décadas de carreira, Redford conquistou lugar definitivo entre os grandes do cinema. Nos anos 1960 e 1970, protagonizou sucessos como Butch Cassidy (1969), Golpe de Mestre (1973) e Todos os Homens do Presidente (1976), papéis que lhe renderam fama mundial e a imagem de símbolo de charme e elegância.

Sua trajetória também se consolidou na direção. Em 1980, ganhou o Oscar de Melhor Diretor por Gente como a Gente (1980). Em 2002, recebeu a estatueta honorária da Academia pelo conjunto de sua obra e pela contribuição ao cinema independente.

Fundador do Instituto Sundance, Redford impulsionou o Festival de Sundance, hoje reconhecido como uma das maiores vitrines do cinema alternativo no mundo. Além da arte, era conhecido pelo envolvimento em pautas ambientais e sociais.

Ele anunciou a aposentadoria das telas com O Velho e a Arma (2018), mas ainda apareceu em Vingadores: Ultimato (2019), em gravações feitas anteriormente.

Redford deixa a esposa, Sibylle Szaggars, e duas filhas, Shauna Jean e Amy Hart, do casamento com Lola Van Wagenen. Ele também foi pai de Scott Anthony, que morreu ainda bebê, e de David James, falecido em 2020 após luta contra o câncer.

Reconhecido como artista multifacetado e defensor da cultura independente, Robert Redford marcou a história do cinema e será lembrado como um dos grandes ícones da sétima arte.