Logo

Dia das Crianças: 5 filmes para curtir em família

Lista reúne animações e histórias cheias de magia e emoção

Por: Victor Hugo Ribeiro

11/10/202508:00

O Dia das Crianças é a data ideal para celebrar a magia e a imaginação. Mas, nada melhor do que fazer isso com filmes que nos transportam para mundos de aventura e fantasia. Por isso, o Portal Esfera fez uma super seleção de obras cinematográficas que é um convite para assistir com toda a família. Nesta lista de cinco filmes, há produções épicas de caça ao tesouro, animações clássicas e produções nacionais que valorizam a natureza e a amizade. 

Chico Bento
Foto: Divulgação/Globo Filmes

Os Goonies (1985)

Para abrir essa lista de indicações, nada melhor que falar de ‘Os Goonies’, do diretor Steven Spielberg. O longa se consolidou como um clássico de caça ao tesouro até os dias atuais, além de trazer as crianças como principais elos da narrativa. 

Divulgação/Warner Bros.

Divulgação/Warner Bros.




A trama conta a história de um grupo de amigos inseparáveis que vive em um bairro ameaçado de demolição. Para salvar as casas de suas famílias da execução hipotecária, eles embarcam em uma perigosa caça ao tesouro.

Essa aventura começa quando o grupo encontra um mapa antigo no sótão, que supostamente leva ao tesouro do lendário pirata Willy Caolho.

Seguindo as pistas, eles se aventuram em um mundo subterrâneo cheio de túneis, armadilhas mortais e cavernas. No entanto, o grupo logo descobre que não são os únicos atrás da fortuna; a temida família Fratelli, um clã de bandidos em fuga, também está na trilha do ouro. A obra, até hoje, é revista por quem nasceu na época e para amantes de cinema. Por curiosidade, a continuação chegará em breve nos cinemas.

 

Meu Amigo Totoro (1985)

Sem dúvidas, Hayao Miyazaki é um dos grandes nomes quando pensamos em filmes infantis, com suas histórias emocionantes, criatividade em explorar o lado real e a magia. Em sua lista gigantesca de filmes, juntamente com o Studio Ghibli, criado por ele, Isao Takahata e Toshio Suzuki. Nesta lista de indicações, o filme selecionado é ‘Meu Amigo Totoro’ (1985).

 

Divulgação/Studio Ghibli

Divulgação/Studio Ghibli




A obra apresenta Mei, uma jovem que encontra uma pequena passagem em seu quintal, que a leva a um lendário espírito da floresta, conhecido como Totoro. Sua mãe está no hospital e seu pai divide o tempo entre dar aulas na faculdade e cuidar de sua mulher doente. Quando Mei tenta visitar a mãe por conta própria, se perde na floresta e só o grande e fofo Totoro pode ajudá-la a achar o caminho de volta para casa.

O longa mergulha na fantasia e na inocência das crianças neste processo de estar longe da mãe. Além de ser uma porta de entrada para mostrar novas animações para pequeninos.

 

Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa (2025)

Divulgação/Globo FIlmes

Divulgação/Globo FIlmes



Uma das surpresas do Cinema Nacional de 2025 é o filme ‘Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa’, interpretado por Isaac Amendoim, que dá vida a Chico, engraçado, original e que ama pegar goiaba do pé. O longa mergulha na expansão do universo de ‘A Turma da Mônica’. 

O filme traz uma narrativa bem semelhante aos quadrinhos, com Chico Bento, sempre determinado a subir em sua goiabeira favorita, localizada nas terras de Nhô Lau. Contudo, a alegria do garoto é ameaçada quando ele descobre que a árvore está no caminho da construção de uma nova estrada, um projeto liderado pelas famílias de Genezinho e Dotô Agripino. 

Focado em salvar sua preciosa goiabeira, Chico Bento se une aos seus amigos: Zé Lelé, Rosinha, Zé da Roça, Tábata e Hiro. Toda a comunidade da Vila Abobrinha. Juntos, eles se envolvem em diversas confusões, dispostos a acabar com a pavimentação e defender a tranquilidade e a natureza da região. Com toda sua criatividade em quebrar a quarta parede, o filme ganha tanto o público infantil quanto o adulto, sendo uma diversão para toda a família.

A Princesa e o Sapo (2009)

Em ‘A princesa e o Sapo’, conhecemos Tiana, uma bela jovem que vive em Nova Orleans. Desde criança, ela sonha em ter um restaurante próprio, o que faz com que tenha dois empregos e junte o máximo de dinheiro possível. Para conseguir a quantia necessária para poder, enfim, alugar o imóvel de seus sonhos.


Divulgação/Disney

Divulgação/Disney


A confusão começa quando Tiana aceita trabalhar em uma festa de sua amiga de infância, a extravagante Charlotte LaBouff, que está de olho no recém-chegado Príncipe Naveen. Vestida como uma princesa, Tiana se depara com um sapo falante que afirma ser o príncipe Naveen enfeitiçado. Desesperada para conseguir a quantia final para o aluguel de seu restaurante, Tiana aceita beijá-lo em troca do dinheiro.

A partir daí, a dupla embarca em uma hilária e emocionante aventura pelos pântanos da Louisiana, fugindo de um feiticeiro das sombras e aprendendo valiosas lições sobre amor, ambição e o que realmente importa na vida.

Toy Story (1995)

Toda criança já deu vida a seu brinquedo, seja na forma de brincar ou na própria imaginação. Mas imagina se, quando ninguém está por perto, tudo isso seja real: essa é a proposta de clássico da animação global. Toy Story, de 1995, conta a "vida" dos brinquedos do Andy. No primeiro filme da franquia, conhecemos o xerife Woody, um boneco de caubói clássico, é o brinquedo favorito e líder dos outros brinquedos do quarto do garoto.

Divulgação/Pixar

Divulgação/Pixar


 

Contudo, a rotina dos brinquedos é abalada com a proximidade do aniversário de Andy, quando eles temem ser substituídos por novos presentes. O medo de Woody se torna realidade quando Andy ganha um brinquedo moderno e sofisticado: o patrulheiro espacial Buzz Lightyear. Buzz, rapidamente, se torna o novo favorito dele, o que provoca um intenso ciúme em Woody, que tenta se livrar dele. O filme até hoje consegue expor sua criatividade e, mesmo com 30 anos de longa, ainda é referência das principais animações.