Logo

Diretor critica votos brasileiros e gera polêmica no Oscar Internacional

Oliver Laxe chama brasileiros de ultranacionalistas após indicação ao Oscar

Por: Redação

24/01/202612:12Atualizado

A corrida pelo Oscar de Melhor Filme Internacional ganhou contornos de rivalidade fora das telas. O cineasta espanhol Oliver Laxe, diretor do longa Sirat, causou controvérsia ao criticar a postura dos votantes brasileiros na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Em entrevista à TV espanhola na última quinta-feira (22), Laxe questionou o apoio dado a O Agente Secreto, representante do Brasil dirigido por Kleber Mendonça Filho.

Sirat - Filme
Foto: Divulgação/Retrato Filmes

"Há muitos brasileiros na Academia e nós os adoramos, mas eles são ultranacionalistas. Acho que se os brasileiros submetessem um sapato ao Oscar, todos votariam nele", disparou o diretor após a revelação dos indicados.

A fala de Laxe, que rapidamente viralizou de forma negativa, contrasta com os dados demográficos da instituição. Embora o cineasta sugira uma influência desproporcional, o Brasil possui menos de 70 integrantes em um universo de cerca de 10 mil membros votantes da Academia. Nas redes sociais, internautas brasileiros reagiram com críticas duras às declarações do espanhol.

Sobre o filme

Apesar da recente polêmica, Sirat consolida sua força na temporada de premiações ao garantir indicações nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Som. A trama mergulha em uma jornada dramática centrada em um pai e um filho que atravessam as montanhas do Marrocos à procura de Mar, uma jovem que desapareceu misteriosamente durante uma rave. 

Ao longo da narrativa, o filme explora o impacto sensorial das festas eletrônicas em contraste com a angústia de uma busca familiar em cenários desérticos e implacáveis. Com produção da El Deseo, prestigiada empresa dos irmãos Pedro e Agustín Almodóvar, o longa chega com o prestígio de ter conquistado o Prêmio do Júri no Festival de Cannes.

Estreia no Brasil

Sirat será distribuído no país pela Retrato Filmes. O lançamento oficial nos cinemas brasileiros está programado para o dia 26 de fevereiro, pouco antes da cerimônia do Oscar.

Veja o Trailer