CBF anuncia novo formato da Copa do Nordeste para 2026
Times da CONMEBOL ficam fora do Nordestão 2026
Por: Redação
01/10/2025 • 16:54 • Atualizado
A Copa do Nordeste de 2026 passará por mudanças significativas no formato, conforme anunciado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta quarta-feira (1). No decorrer da apresentação do novo calendário do futebol masculino brasileiro para o ciclo 2026-2029.
A principal alteração é que as equipes classificadas para torneios da CONMEBOL (Libertadores ou Sul-Americana) não participarão do Nordestão. Essa nova regra deve afetar diretamente a participação de clubes de destaque da região:
- O Bahia, atual campeão e recordista de títulos (5 taças), corre um grande risco de ficar de fora. O Tricolor de Aço, atualmente na 6ª posição do Campeonato Brasileiro, tem uma alta probabilidade de se classificar para a Libertadores (cerca de 77,4%) ou, no mínimo, garantir vaga na Sul-Americana.
- O Ceará também poderá não disputar a competição, visto que tem 58,1% de chances de se classificar para a Copa Sul-Americana.
- Já os outros três times nordestinos na Série A Vitória, Fortaleza e Sport têm chances mínimas de serem excluídos, pois, no momento, estão na zona de rebaixamento. Contudo, eles ainda mantêm possibilidades de classificação para a Sul-Americana, com percentuais de 2,1%, 4,4% e 0,29%, respectivamente.
Novo Calendário e Expansão
A edição de 2026 do torneio será realizada entre 25 de março e 7 de junho. Além disso, a competição terá um aumento no número de participantes, passando de 16 para 20 clubes.
Relacionadas
Futebol Nacional
Futebol Nacional