Nordestão 2026 terá novidades em seu formato: confira o que muda
Novidade foi anunciada nesta quinta (17) após reunião de presidentes na CBF
Por: Redação
18/09/2025 • 18:48 • Atualizado
A partir de 2026, a Copa do Nordeste vai contar com novidades no seu formato e vai passar a contar com 20 clubes no total, sendo dois para cada estado do nordeste brasileiro, exceto Bahia e Ceará, que por terem clubes com melhor ranqueamento nacional, terão direito a três vagas cada.
Com isso, a classificação para o Nordestão será concedida para os campeões e vice-campeões de cada estado, além do terceiro colocado do Baianão e do Campeonato Cearense.
Regulamento
A primeira fase será formada por quatro grupos de cinco equipes cada. No entanto, não ocorrerão confrontos diretos entre os times da mesma chave. No lugar, estão previstos duelos entre grupos distintos, em jogos de ida, totalizando cinco rodadas. Ao fim, os dois melhores colocados de cada grupo avançam para o mata-mata.
Já as quartas, semifinais e final serão disputadas em ida e volta, mantendo o modelo tradicional da competição. No total, o campeonato terá até 11 datas no calendário.
As mudanças foram definidas pelos presidentes das federações participantes, em uma reunião na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Agora, o diretor de competições da CBF, Júlio Avelar, vai avaliar se aprova ou não as mudanças.
Relacionadas
Futebol Nacional
Futebol Nacional