Museu do Louvre é fechado após roubo de peças raras
Ministro diz que ladrões eram experientes e bem preparados
Por: Redação
19/10/2025 • 10:14 • Atualizado
Um dos mais famosos Museus do mundo foi roubado na manhã deste domingo (19), o Museu do Louvre, em Paris, França, foi alvo de um roubo em sua coleção. O assalto não resultou em feridos, mas motivou o fechamento do museu pelo restante do dia.
A ministra da Cultura da França, Rachida Dati, comunicou o ocorrido em uma postagem no X (antigo Twitter), informando que o assalto se deu durante o horário de abertura e que as equipes policiais foram acionadas para iniciar a investigação.
Un braquage a eu lieu ce matin à l’ouverture du @MuseeLouvre. Pas de blessés à déplorer. Je suis sur place aux cotés des équipes du musée et de la police. Constatations en cours.
— Rachida Dati ن (@datirachida) October 19, 2025
O inquérito indica que nove peças foram levadas da coleção de joias de Napoleão e da Imperatriz, que estava em exposição na Galeria de Apolo. Este acervo em particular guarda a coleção real de pedras preciosas e diamantes da coroa francesa.
Segundo informações do jornal francês Le Parisien, o ministro do Interior, Laurent Nuñez, relatou que os criminosos invadiram o local pelo exterior utilizando um elevador de carga e quebrando janelas. Toda a ação teria durado cerca de sete minutos.
Laurent Nuñez classificou os objetos roubados como de "valor inestimável" e afirmou que os ladrões demonstravam ser "muito experientes", indicando que "claramente fizeram um reconhecimento prévio" do local.
Foram subtraídas nove joias pertencentes à coleção de Napoleão e da Imperatriz, incluindo um colar, um broche e uma tiara. Embora a coroa da Imperatriz Eugénie também tenha sido roubada inicialmente, ela foi recuperada e encontrada nas proximidades do museu.
O Ministério Público de Paris abriu um inquérito para apurar o caso.