Logo

EUA avaliam revogar visto do comandante do Exército Brasileiro

Medida faz parte de pacote de sanções contra autoridades brasileiras e pode elevar tensão diplomática entre os países

Por: Lorena Bomfim

23/09/202511:12Atualizado

Os Estados Unidos avaliam revogar o visto de Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, comandante do Exército Brasileiro. Segundo o governo norte-americano, o general teria sido indicado ao cargo por Alexandre de Moraes e poderia dar respaldo a decisões do ministro no Supremo Tribunal Federal (STF).

EUA avaliam revogar visto do comandante do Exército Brasileiro
Foto: Reprodução/Exército Brasileiro

A medida faz parte de um pacote de sanções que inclui também integrantes da Polícia Federal e do Ministério Público Federal. Na segunda-feira (22), os EUA já revogaram vistos de sete autoridades brasileiras.

Fontes próximas ao general afirmam que a ação poderia prejudicar canais de diálogo entre os países. Procurado, Tomás Paiva preferiu não se manifestar.

O general também foi citado em conversa do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, com advogado de um militar investigado em ação penal sobre suposta tentativa de golpe de Estado. Segundo Cid, Tomás teria informado a seu pai que Moraes se queixou do ex-presidente, afirmando que “acha que o ex-presidente acabou com a vida dele”.