Polícia Civil realiza operação em ferro-velho na Vasco da Gama
Operação integra esforços para desarticular redes ilegais de comercialização
Por: Redação
29/09/2025 • 15:58 • Atualizado
Nesta segunda-feira (29), a Polícia Civil deu continuidade à Operação Escudo Urbano, com uma ação de fiscalização em um ferro-velho localizado na Avenida Vasco da Gama, em Salvador. O estabelecimento, que já era monitorado pelas investigações, foi alvo de buscas por produtos com indícios de origem ilícita, provenientes de furtos e roubos.
A operação integra esforços contínuos para desarticular redes ilegais de comercialização de produtos que envolvem furtos e roubos na capital baiana. Os agentes verificaram a regularidade dos alvarás de funcionamento, a situação fiscal, o cumprimento das normas municipais e estaduais de vigilância sanitária, bem como questões ambientais.
Na primeira fase, a operação resultou na apreensão de diversos materiais de origem suspeita, além de autuações por infrações fiscais e ambientais. Já os estabelecimentos que foram identificados como em desacordo com a legislação estão sujeitos a interdição, e seus responsáveis podem responder a processos criminais e administrativos.
A ação conta com a participação integrada da Guarda Civil Municipal (GCM), das secretarias estaduais e municipais da Fazenda (Sefaz-BA e Sefaz-Salvador), além das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano (Sedur), de Ordem Pública (Semop), de Mobilidade (Semob) e da Transalvador. A atuação ocorre tanto no âmbito criminal, sob responsabilidade da Polícia Civil, quanto no administrativo, com a atuação dos órgãos fiscalizadores.