Pesquisa revela que humanos têm se relacionado amorosamente com IAs
ChatGPT, Alexa, Siri e Gemini estão entre as favoritas
Por: Redação
17/10/2025 • 16:54 • Atualizado
Um levantamento da Vantage Point Counseling Services apontou que os relacionamentos entre humanos e Inteligências Artificiais (IAs) não é raro. De acordo com os dados da pesquisa, 28% dos adultos norte-americanos já afirmaram ter vivido algum tipo de relação romântica e íntima com uma IA.
O fenômeno evidencia que a relação entre os seres humanos e o avanço tecnológico tem transformado vários aspectos da vida, não somente àqueles ligados à comunicação, trabalho e produtividade.
A inteligência artificial também modificou a forma como os humanos se relacionam emocionalmente. À medida que chatbots ganham mais características sofisticadas e empáticas, muitos usuários optam por conversar com essas ferramentas do que com pessoas.
De romance à amizade
Além do envolvimento amoroso, o estudo apontou também que mais da metade dos entrevistados (53%) disse que mantém algum tipo de relação com a IA, seja amigo, confidente ou colega virtual. Entre as plataformas, as favoritas para conexão emocional são: ChatGPT, Character.ai, Alexa, Siri e Gemini.
O estudo também indica que as diferenças geracionais impactam nas diferentes formas que os humanos se relacionam com a IA. Adultos em relacionamentos estáveis mostraram maior propensão a buscar intimidade com IA, enquanto metade das pessoas com mais de 60 anos afirmou não considerar esse tipo de interação uma forma de traição. Os mais jovens (18 a 29 anos) tendem a ver esses laços como uma quebra de confiança.
Relacionadas