Logo
Menu

Esfera

Buscar

Ivete Sangalo presta tributo emocionante a Preta Gil no Fortal

Cantora dedicou apresentação à amiga e relembrou sua trajetória

Por: Iago Bacelar

27/07/202509:11

A cantora Ivete Sangalo prestou uma emocionante homenagem à amiga Preta Gil, que faleceu no último domingo (20), aos 50 anos, vítima de câncer de intestino. Durante o Fortal, em Fortaleza, a baiana lembrou da trajetória da artista e cantou "Sinais de Fogo", maior sucesso da carreira de Preta.

Ivete Sangalo presta tributo emocionante a Preta Gil no Fortal
Foto: Yuri Vasconcellos/Fortal

Homenagem no Fortal

No palco, Ivete exaltou a força e a coragem da amiga, emocionando o público presente.
“Preta Gil é uma mulher de coragem. Ensinou aos sábios, ensinou aos amigos, que fez de família. Ensinou a família, que transformou em amigos de muitos. Preta Gil veio pra trazer essa inspiração, de amor, de alegria, de sabedoria. E se a sabedoria de Preta estava na sua coragem, quem sou eu para não ter a coragem de estar aqui hoje?”, disse a cantora.

Ivete destacou a determinação da amiga ao longo da vida. “Se tem uma mulher que eu conheci que vai sempre inspirar... Ela foi construindo a história dela, ela foi vencendo as coisas dela diariamente. Preta foi uma mulher em constante evolução, e ela afirmava isso todos os dias”, afirmou.

Trajetória e legado

Ainda no show, Ivete ressaltou o impacto da história de vida da cantora.
“Na história dela, Preta sempre ressignificou coisas e momentos, para ela sobreviver, em todos os momentos da vida dela. Quero deixar aqui registrado, não só a beleza, a voz, aquela personalidade, mas acima de tudo, a total coragem de Preta Gil na vida dela!”, declarou Ivete.

A baiana também falou sobre a emoção de cantar no evento após o velório da amiga.
“Estou aqui em cima nesse trio honrando ao máximo a possibilidade de estar aqui, cantando pra vocês, em plena saúde, dividindo com vocês esse momento tão especial. Mas eu quero dizer a vocês o seguinte: que é impossível não termos coragem num momento desse diante de uma pessoa da maior coragem que eu já conheci na minha vida, que se chama Preta Gil”, completou.

Últimas palavras no palco

O público acompanhou a homenagem com gritos e aplausos. Ivete pediu que todos celebrassem a memória de Preta.
“Nós vamos dançar! A gente vai se divertir. Tá todo mundo sentindo saudade, vamos sentir falta porque figuras como Preta são raras, aparecem de vez em vez. Ela veio cumprir a missão dela aqui lindamente. E a gente não vai deixar o negócio quebrar, não! Em homenagem a ela. Pra ela, toda energia, porque ela era babado, confusão e gritaria. Bate o leque pra ela!”, disse Ivete.

Ao final da apresentação, a cantora dedicou o show à amiga.
“Ofereço a você, Pretinha, com todo o meu amor, essa apresentação e todas elas que vierem. Receba, porque sei que você está em um lugar de luz”, finalizou, visivelmente emocionada.

Carreira e luta contra o câncer

Preta Gil foi diagnosticada com câncer de intestino em janeiro de 2023. Em agosto do mesmo ano, a artista passou por uma cirurgia de 14 horas para a retirada do tumor e do útero. Após quase um mês internada, recebeu alta médica e, ainda em 2023, declarou estar curada.

No entanto, em agosto de 2024, a cantora informou que o câncer havia retornado, com recidiva em dois linfonodos da pelve. Em dezembro do mesmo ano, foi submetida a uma nova cirurgia de 21 horas, na qual parte do sistema digestivo e linfático foi retirada. Preta permaneceu internada por 55 dias, recebendo alta em fevereiro de 2025.

Vida e família

Filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, também conhecida como Drão, Preta Gil deixou um legado artístico e familiar. Ela era mãe de Francisco Gil e avó de Sol de Maria. Sua trajetória musical e pessoal marcou gerações, sendo lembrada por sua autenticidade e coragem.