Salvador tem chuva recorde em 24h e entra em alerta laranja
Acúmulo ultrapassa previsão de novembro; ruas alagam, muro desaba e show de Leo Santana é adiado
Por: Redação
21/11/2025 • 11:55
Em apenas 24 horas, Salvador registrou mais chuva do que o esperado para todo o mês de novembro. A média prevista para o período era de 108,2 milímetros, mas, somente na quinta-feira (20), alguns pontos da capital baiana alcançaram 110 milímetros.
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) informou que, em apenas uma hora, o acumulado chegou a 80 milímetros, cerca de 75% de toda a expectativa mensal. O volume provocou alagamentos em diversas ruas, entrada de água em residências e deslizamentos de terra.
Um dos bairros mais atingidos foi Sussuarana, onde vias se transformaram em enxurradas e o desabamento de um muro atingiu dois veículos estacionados. Apesar dos transtornos, não há registro de desabrigados ou desalojados.
Alerta laranja permanece
Nesta sexta-feira (21), Salvador segue sob alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que indica risco devido às chuvas intensas. A previsão aponta possibilidade de até 100 milímetros de acumulado e ventos de até 60 km/h.
A subcoordenadora da Codesal, Alana Matos, explicou que o sistema causador das chuvas é uma frente fria que se deslocou do Sul do país pela faixa litorânea até alcançar a Bahia.
“A expectativa é que ela mantenha essas características até sexta e, a partir de sábado, comece a perder força”, afirmou.
O Inmet colocou 344 municípios baianos sob alerta laranja. Apenas 73 cidades ficaram de fora, a maioria localizada no extremo sul, como Eunápolis, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.
A frente fria também avança por outros estados do Nordeste e Norte, atingindo Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Maranhão e Tocantins.
