Logo

Operação Zero Grau mira influenciadores que incitam manobras perigosas

Três suspeitos ligados a rede que promove “grau de rua” já foram promovidos

Por: Redação

08/12/202514:55

A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ) deflagrou, nesta segunda-feira (8), a Operação Zero Grau, que tem como foco influenciadores digitais suspeitos de divulgar e incitar a prática de manobras perigosas, como "graus" e "pegas", em vias de grande movimento no Rio de Janeiro.

Wandemberg
Foto: Reprodução/Instagram @wandemberg.da.07

A Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) cumpre mandados de busca e apreensão na Zona Norte, Zona Oeste e na Baixada Fluminense. Até o momento, três pessoas foram presas em flagrante durante a ação. Já as investigações foram iniciadas após a viralização de vídeos que mostravam motociclistas realizando manobras de alto risco em corredores de tráfego intenso e linhas expressas.

A polícia aponta que os suspeitos integram uma rede organizada de perfis digitais que promovem o chamado "grau de rua". Os envolvidos mantinham um padrão de postagens, com publicações sincronizadas, uso de hashtags idênticas e aparições conjuntas em vídeos, além de divulgar eventos clandestinos. Muitas das motocicletas ostentadas são de alto valor e estavam com equipamentos adulterados.

Os influenciadores são investigados por:

  • Atentado contra a segurança de meios de transporte;
  • Adulteração de sinal identificador de veículo;
  • Incitação ao crime;
  • Associação criminosa.

O objetivo da operação é interromper a continuidade dessas práticas e impedir que manobras ilegais sejam transformadas em entretenimento digital. Dispositivos eletrônicos estão sendo apreendidos para identificar outros envolvidos e localizar veículos usados nas condutas.

Em janeiro, um dos casos que chamou atenção foi o de um homem que percorreu a Ponte Rio-Niterói em uma moto aquática adulterada com rodas, apelidada de “motojet”, e publicou o trajeto.

Os Influenciadores 

A Polícia Civil confirmou que seis criadores de conteúdo foram alvos das investigações. Um dos presos é Wandemberg da Silva Ribeiro, de 32 anos, conhecido como "Lobão", um influenciador que possui mais de 100 mil seguidores.

Além dele, foram alvos da Operação Zero Grau:

  1. Alessandra dos Santos Alves;
  2. Jean Batista Borges;
  3. Marcela Natarelli Soares;
  4. Roger Barreiros de Souza Ferreira;
  5. Victor Soares Queiroz.

Diante do cenário, as autoridades ressaltam que acidentes fatais com motocicletas têm apresentado um crescimento significativo, superando 15 vezes em 30 anos, segundo estudos recentes.