“Houve matança”, afirma Lula sobre megaoperação no Rio de Janeiro
Mais de 100 pessoas morreram no confronto do dia 28 de outubro
Por: Redação
04/11/2025 • 19:00 • Atualizado
Com uma semana de "silêncio" sobre a megaoperação realizada no Rio de Janeiro, o presidente Lula comentou pela primeira vez sobre o caso. O Chefe do Executivo, após uma pequena nota realizada pela sua assessoria, veio a público em uma entrevista à Associated Press durante a viagem a Belém (PA).
“Vamos ver se a gente consegue fazer essa investigação. Porque a decisão do juiz era uma ordem de prisão, não tinha uma ordem de matança — e houve matança”, afirmou Lula.
“Até agora nós temos uma versão contada pela polícia, contada pelo governo do estado, e tem gente que quer saber se tudo aquilo aconteceu do jeito que eles falam ou se teve alguma coisa mais delicada na operação”, finalizou o presidente.
Outro ponto afirmado por Lula em Belém é sobre o seu descontentamento com os resultados da ação, onde o Governador do Rio, Cláudio Castro, afirmou ser um “sucesso”.
“O dado concreto é que a operação, do ponto de vista da quantidade de mortes, as pessoas podem considerar um sucesso, mas do ponto de vista da ação do Estado, eu acho que ela foi desastrosa”, comentou o petista.
Operação Contenção
Operação Contenção, deflagrada na última terça-feira (28), no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, revelou a dimensão da rede interestadual do crime organizado, com conexões diretas entre a facção criminosa Comando Vermelho (CV).
Relacionadas
