Logo

Brasil fecha parceria com a Índia para aumentar a fabricação nacional de vacinas

A aliança, foi estabelecida por meio de um termo assinado em Nova Délhi

Por: Redação

18/10/202510:10Atualizado

Vacina
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil/Arquivo

Nesta sexta-feira (17), o Brasil alicerçou um acordo decisivo com a empresa indiana Biological E Limited, na perspectiva de fortalecer de forma significativa, o campo da pesquisa e a fabricação de vacinas no país. A aliança, foi estabelecida por meio de um termo assinado em Nova Délhi.

A ocasião, foi representada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, e teve como ênfase ampliar a área tecnológica e de renovação em imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

De acordo com o Governo Lula, a iniciativa simboliza uma ação crucial para consolidar a autonomia do país na produção própria de vacinas necessárias, ampliando satisfatoriamente a habilidade do país em controlar seguramente e responder a emergências sanitárias inerentes a Saúde Pública.

A parceria entre a Bio-Manguinhos/Fiocruz e a Biological E Limited institui inicialmente, a ampliação de imunizantes virais e bacterianas, em especial a vacina pneumocócica 24 valente. Vale ressaltar ainda, que o termo ainda estipula a cessão de tecnologia da 14 valente, apontada como crucial no sentido de aumentar o abastecimento de vacinas ao Sistema Único de Saúde (SUS).