Bicampeão de asa-delta morre em queda de parapente no Rio de Janeiro
Philip Haegler, referência do voo livre no Brasil, não resistiu após acidente em São Conrado
Por: Redação
21/11/2025 • 12:47 • Atualizado
O voo livre perdeu um de seus nomes mais respeitados. Philip Eric Haegler, bicampeão brasileiro de asa-delta, morreu após sofrer uma queda enquanto praticava parapente em São Conrado, na zona sul do Rio de Janeiro, na tarde de quinta-feira (20). Ele chegou a ser resgatado pelos bombeiros em estado gravíssimo, mas não resistiu aos ferimentos.
Haegler, de 59 anos, teve o equipamento periciado, e testemunhas foram ouvidas pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do acidente. O Clube São Conrado de Voo Livre confirmou a morte do esportista em publicação nas redes sociais.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também emitiu nota lamentando o falecimento e manifestando solidariedade aos familiares e amigos. A entidade explicou que a prática do voo livre, seja em asa-delta ou parapente, não exige habilitação obrigatória, embora seja recomendável buscar certificação por meio de associações aerodesportivas.
Reconhecido como um dos maiores nomes do esporte no país, Philip conquistou o título brasileiro de asa-delta em 1990 e 1992, além de ter presidido a Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL).
A tragédia que marcou o esporte em 1991
Em abril de 1991, Philip presenciou o acidente que matou Pedro Paulo Guise Carneiro Lopes, o Pepê, um dos maiores ídolos da modalidade.
Na época, Haegler chegou a alertar o amigo sobre o mau tempo antes de uma competição em Wakayama, no Japão. Pepê, porém, decidiu realizar o salto. Durante o voo, um temporal o obrigou a tentar um pouso de emergência, mas ele acabou atingido por uma turbulência e colidiu contra um morro. Gravemente ferido, morreu a caminho do hospital, aos 33 anos.
