Acidente aéreo em Mato Grosso do Sul deixa quatro mortos
Entre as vítimas estão o cineasta Luiz Fernando Ferraz e o arquiteto Kongjian Yu, referência mundial em urbanismo sustentável
Por: Lorena Bomfim
24/09/2025 • 10:48 • Atualizado
Um acidente aéreo ocorrido na noite de terça-feira (23), na região da Fazenda Barra Mansa, em Aquidauana (MS), deixou quatro mortos. A aeronave, que seria um modelo Cessna, caiu e explodiu ao atingir o solo, resultando na carbonização dos corpos. Não houve sobreviventes.
Segundo informações preliminares, o local do acidente é de difícil acesso, o que tem dificultado o trabalho das equipes do Corpo de Bombeiros e da perícia. As causas da queda ainda serão investigadas pelo Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco). Fatores climáticos da região do Pantanal, marcada por extremos de seca e cheia, também poderão ser considerados durante a apuração.
Vítimas
As quatro pessoas que estavam a bordo foram identificadas como:
-
Marcelo Pereira de Barros, piloto e proprietário da aeronave;
-
Kongjian Yu, arquiteto paisagista de origem chinesa, referência mundial no conceito de “cidades-esponja”;
-
Luiz Fernando Ferraz, cineasta e documentarista brasileiro;
-
Rubens Crispim Jr., documentarista paulista.
O arquiteto chinês Kongjian Yu era um dos mais renomados especialistas internacionais em urbanismo sustentável. Reconhecido pelo conceito das chamadas “cidades-esponja”, publicou mais de 20 livros e 300 artigos científicos, além de ter recebido prêmios como o IFLA Sir Geoffrey Jellicoe Award, o Cooper Hewitt National Design Award e o RAIC International Prize.
Já o cineasta Luiz Fernando Ferraz atuava na Olé Produções desde 2007 e desenvolvia novos formatos para documentários. Entre seus trabalhos, destacam-se a série Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia (indicada ao Emmy Internacional), To Win or To Win (sobre o clube Al Nassr FC, para o grupo árabe MBC/Shahid), além do documentário Paisagem Concreta, sobre o arquiteto Álvaro Siza. Ferraz também dirigiu a série Algo no Espaço, dedicada a artistas e escultores brasileiros.
O documentarista Rubens Crispim Jr., graduado em artes plásticas pela USP e especializado em fotografia, acumulava mais de uma década de experiência no audiovisual. Ele participou do Festival de Cannes em 2009, com o curta O Que Escolhemos, e venceu o reality Projeto 48, do canal TNT, em 2006.
As quatro vítimas trabalhavam em diferentes áreas ligadas à cultura, ao audiovisual e à arquitetura. Informações sobre os trabalhos de investigação e resgate devem ser divulgadas nos próximos dias.
Relacionadas