Vendas de carros caem no Brasil em junho
Setor teve uma retração geral de 5,66% comparado à maio
Por: Gabriel Pina
05/07/2025 • 12:00
De acordo com dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), nesta quinta-feira (3), o setor automotivo brasileiro apresentou desempenho negativo em junho de 2025. Segundo a entidade, ao todo, 212.897 unidades foram comercializadas durante o período. O valor é 5,66% menor que o registrado em maio do mesmo ano.
Em comparação ao período do ano anterior, o mercado automotivo teve uma retração geral de 0,63%. Olhando para as categorias, a venda de automóveis e utilitários leves caiu cerca de 5,69% em junho de 2025. No entanto, as motos tiveram um mês de alta, com 8,14% de aumento na comercialização.
Apesar disso, o setor vem acumulando resultados positivos durante o primeiro semestre do ano. Segundo o levantamento, o período apresentou um crescimento de 4,82%, o equivalente a 1,14 milhão de vendas.
Para Marcelo Franciulli, diretor-executivo da Fenabrave, os resultados mantêm projeção positiva para 2025.
“Neste ano, nós estamos mantendo uma perspectiva positiva para o nosso setor, com exceção de caminhões e implementos rodoviários. Para os demais setores, motocicletas, automóveis e ônibus, estamos mantendo a previsão ainda de crescimento. Um crescimento, para todo o setor de veículos, de 6,2%”, declarou Franciulli.
O diretor-executivo apontou ainda que a atual alíquota de 15% de taxa Selic é responsável direta por uma limitação no crescimento ainda maior do setor.