Logo
Menu

Econosfera

Buscar

Com apoio da FIEB, INDEX Bahia projeta futuro da indústria baiana

Gerência Sindical celebra esforço coletivo na mobilização do setor

Por: Victor Hugo Ribeiro

28/08/202521:57Atualizado

No decorrer do evento desta quinta-feira (28), Portal Esfera conversou com Milena Landulfo e Diana Santana, da Gerência de Relações Sindicais da FIEB, para entender a relevância do INDEX Bahia, considerado o maior evento industrial do estado.

Diana e Milena no Painel do INDEX
Foto: Victor Ribeiro/Portal Esfera

Com a parceria entre a Federação das Indústrias da Bahia (FIEB) e o Sebrae, o evento foi criado para dar mais destaque à indústria baiana. A programação, realizada no Centro de Convenções de Salvador, reuniu mais de 300 empresas, líderes e especialistas para discutir as tendências do setor.

O INDEX Bahia não se limitou apenas a negócios, mas também abordou temas importantes como o empreendedorismo feminino, promovendo um ambiente inclusivo para empresas de todos os portes. Com o sucesso desta edição, a expectativa é que o evento se torne uma referência nacional e passe a fazer parte do calendário oficial da Bahia a partir de 2026.

“O evento INDEX foi idealizado pela Federação das Indústrias da Bahia (FIEB) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O principal objetivo é dar mais visibilidade e protagonismo para as indústrias baianas, criando um ambiente de conexão entre empresários, distribuidores, fornecedores e outros parceiros do setor”, disse Milena Landulfo, umas das responsáveis pela Gerência de Relações Sindicais da FIEB, destaca que o projeto contou com o esforço de toda a gerência para mobilizar o setor industrial e criar essa plataforma de negócios.

Já Diana Santana ressalta a importância da parceria com o Sebrae, que permitiu que o evento atendesse não apenas às grandes indústrias, mas também às micro e pequenas empresas. Graças a essa colaboração, o evento se tornou mais acessível e inclusivo para todos os portes da indústria.

”A abrangência da INDEX também é fortalecida pelas parcerias com as prefeituras do interior do estado e órgãos do governo. Diana menciona especificamente o patrocínio das Prefeituras de Salvador e Camaçari, além do Governo do Estado, destacando que essa rede de apoio foi fundamental para a viabilidade do evento. Ela conclui agradecendo a todos os parceiros que contribuíram para o sucesso da iniciativa”, falou também a responsável pela Gerência de Relações Sindicais da FIEB.

O Empreendedorismo Feminino

Milena Landulfo e Diana Santana destacaram que uma das principais pautas do evento INDEX é o empreendedorismo feminino. Ambas ressaltam a importância de promover prêmios, trabalhos e a visibilidade das mulheres que participam do evento.

Milena explicou que a Federação das Indústrias da Bahia (FIEB) e o Sebrae têm trabalhado em parceria para dar mais visibilidade às mulheres em posições de liderança. "O Sebrae tem esse movimento, mas a Federação também tem um 'Ciclo de Mulheres na Liderança'. As duas entidades trabalham para dar voz, protagonismo e visibilidade à mulher na liderança. Fieb e Sebrae já atuam nesse sentido e reforçamos isso. Trouxemos para dentro do evento todo esse know-how para que as mulheres se destaquem cada vez mais, pois é o que almejamos, que as mulheres se destaquem cada vez mais", relatou.

Diana Santana complementou, abordando a parceria com os sindicatos das indústrias: "Também estamos trabalhando em parceria com os sindicatos das indústrias, e hoje a maioria, se não todos, já tem mulheres em suas diretorias. Estamos fomentando para que cada vez mais haja uma representatividade feminina, inclusive na diretoria da FIEB. Já temos diretoras na FIEB e para nós é sempre importante fortalecer esse empoderamento, fortalecer o protagonismo feminino", finalizou.

INDEX 2026

Nascido e já considerado o maior evento da indústria no estado, o INDEX Bahia desde ano já está pensando no futuro, pelo menos é o que conta Milena Landulfo e Diana Santana reforçando o evento de 2026 e visando a presença dele já no calendário do próximo ano.

Milena revela que já há um forte interesse por parte dos empresários para a realização da segunda edição em 2026. Ela ressalta a importância da continuidade do projeto, buscando cada vez mais a participação da indústria baiana.”O que tudo indica é que alguns dos próprios empresários já nos conectaram e falaram que querem muito em 2026, a INDEX que é a segunda edição.A gente está correndo atrás de cada vez mais a indústria baiana participar desse movimento. Que esteja aqui conosco, que o nosso projeto aqui se perdure aí, a index, e só cresça. E já foi um sucesso, e que seja os próximos anos também um sucesso.”, afirmou.

Diana complementa, destacando que o evento tem potencial para se tornar uma referência nacional e entrar para o calendário de eventos da Bahia. Ela reforça o convite para que todos os empresários, tanto os que já participaram quanto os que não, se juntem à próxima edição. "Estamos aqui para atendê-los da melhor forma e fazer deste evento um sucesso e uma referência, inclusive, nacional", concluiu.

Sobre o Evento

O INDEX Bahia, considerado o maior evento da indústria no estado, destaca a força do setor produtivo baiano. A programação, que vai até esta sexta-feira (29), acontece no Centro de Convenções de Salvador, no bairro da Boca do Rio.

O evento reúne mais de 300 empresas expositoras, além de líderes, especialistas e autoridades de todo o país. O objetivo é debater o futuro da indústria e apresentar as principais tecnologias e tendências do setor.