Brasil tem queda no fluxo de turistas estrangeiros após passar a cobrar vistos
A norma foi tomada com base no principio da reciprocidade, sendo que os países não suspenderam a exigência de vistos para turistas brasileiros
Por: Felipe Santana
16/07/2025 • 12:00
O Brasil teve uma queda no fluxo de turistas estrangeiros após o retorno da exigência de visto para visitantes dos Estados Unidos, Canadá e Austrália. A medida que entrou em vigor no mês de abril, apresentou uma queda de 0,6 na entrada de visitantes no país.
A norma foi tomada com base no principio da reciprocidade, sendo que os países não suspenderam a exigência de vistos para turistas brasileiros. Segundo a Embratur, as alterações foram destacadas com base em dados da Polícia Federal e do Ministério do Turismo.
No primeiro trimestre de 2025, o Brasil recebeu 320 mil estrangeiros, representando um aumento de 25,3% em relação ao mesmo período de 2024. Entretanto, no segundo trimestre, já sob a nova regra de vistos, o número de visitantes caiu para cerca de 175 mil, em comparação com 177 mil no mesmo período do ano anterior.
Somente os Estados Unidos foram responsáveis pela maior parte do fluxo de visitantes, com 410 mil turistas no primeiro semestre, representando 83% do total.
Um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva revogou em 2023 uma medida apresentada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, onde era dispensado a exigência de vistos para os Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão. O atual governo justificou que a decisão teve como iniciativa a tentativa de equilibrar as relações e garantia de tratamento igualitário entre turistas brasileiros.