INDEX recebeu 6 estandes de produtos da agricultura familiar
Presidente da OCEB destaca atuação das cooperativas na agricultura familiar baiana
Por: Gabriel Pina
29/08/2025 • 18:50
A agricultura familiar foi palco das discussões no último dia da INDEX, maior evento de indústrias da Bahia. O Portal Esfera conversou com o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB), Cergio Tecchio, para entender a importância desse tipo de produção
Segundo dados da Campanha de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) da Bahia, o estado detém o maior número de estabelecimentos da agricultura familiar do Brasil, com cerca de 665 mil propriedades.
Nesse sentido, de acordo com o presidente da OCEB, as cooperativas se fazem fundamentais nesse tipo de produção. Não existe agricultura familiar sem cooperativas.O produtor fica lá no campo, ele está preocupado em produzir. Já a cooperativa está preocupada em comercializar, industrializar e vender para o mercado, e fazer chegar essa renda para ele lá no campo. E isso cria uma rede que beneficia todo mundo", afirma Cergio.
Ainda, Tecchio destaca o papel das cooperativas de ampliar o alcance de mercado dos produtos da agricultura familiar. "O grande produtor vai lá e vende para o mercado, internacional, nacional. Mas o pequeno tem que se reunir para que juntos fique grande e possa ter competitividade no mercado", destacou.
Ao todo, os produtos com origem da agricultura familiar baiana ocupam 6 estandes na INDEX. Para o Cergio, o momento representa uma conquista para os pequenos produtores. "A gente vem aqui numa exposição que nem essa, fantástica, que tem toda a indústria baiana, mas aqui tem a indústria de alimentos, e a gente vem aqui oferecer pro pessoal da área urbana, pra que eles são a área consumidora da gente", completou o presidente.
Relacionadas