Logo
Menu

Econosfera

Buscar

Empreendedorismo Feminino na Bahia também é pauta no INDEX 2025

Mulheres baianas reafirmam a importância dos seus empreendimentos e oportunidades

Por: Victor Hugo Ribeiro

28/08/202516:29Atualizado

Durante o evento INDEX, que acontece no Centro de Convenções de Salvador, mulheres de várias idades e de diferentes partes da Bahia reafirmam a importância de serem empreendedoras. Uma das pautas principais do encontro são as iniciativas de empréstimo para o público feminino, reconhecendo o papel vital que elas desempenham na economia local e a necessidade de políticas financeiras que apoiem seu crescimento e independência.

INDEX
Foto: Portal Esfera

Para entender um pouco mais sobre essa importância, o Portal Esfera conversou com algumas mulheres que fazem parte desse processo de reconhecimento. Diana, artesã e tesoureira da Associação de Saubara, comentou sobre os desafios e as realizações conquistadas ao longo dos anos de empreendedorismo em conjunto. "É muito importante ver mulheres negras se fortalecendo e não tendo apenas uma independência, além da mariscagem. No artesanato, inovando cada dia mais para que chegue em vários lugares, em vários países e onde quiser que leve nosso artesanato, estamos levando", comentou Diana.

Portal Esfera

Portal Esfera


Ela também destacou os desafios enfrentados até o sucesso. "Algumas dificuldades de fato aconteceram no início da caminhada, mas após a nossa junção como um grupo, e depois uma associação, tudo começou a andar de forma positiva. Conseguimos ser registradas, o que nos permitiu nos inscrever em editais e ter parcerias fixas que mantemos até hoje, e aí foi uma caminhada pouco a pouco", finalizou.

A mesma determinação foi demonstrada por Rebecca, dona e estilista da Pitanga Brasil, que compartilhou um pouco de sua trajetória de 10 anos. "Minha loja começou de uma necessidade minha. Eu malho há muito tempo e sentia a necessidade de buscar a moda dentro da roupa de academia, já que eu sempre via roupas pretas, azuis, mas nada diferente, nada com moda que fosse importante para mim ou que me representasse", explicou. "Hoje, a roupa de academia vai muito além de uma roupa para malhar. Hoje, podemos entender que é um conceito sair com estilo e com conforto", finalizou Rebecca, reafirmando a visão de sua marca.

Portal Esfera

Portal Esfera