Dólar cai e Ibovespa avança
Caged, Fed e IOF estão no radar
Por: Ana Beatriz Fernandez Martinez
30/06/2025 • 20:00
Nesta segunda-feira (30), o dólar, que iniciou o dia em alta, mudou de direção e passou a operar em queda. Por volta das 14h10, a moeda recuava 0,86%, sendo cotada a R$ 5,4364. Enquanto isso, o Ibovespa subia 1,05%, alcançando os 138.305 pontos.
A semana começa com uma agenda econômica intensa no Brasil e no exterior. No cenário doméstico, o destaque é a divulgação do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), com os dados de geração de empregos formais. Já no exterior, investidores acompanham dados econômicos dos EUA e da Europa, além do andamento da proposta orçamentária do presidente Donald Trump no Senado americano.
O mercado também está atento aos impactos da rejeição pelo Congresso da medida que aumentaria o IOF. A derrubada pode afetar a arrecadação e forçar cortes no orçamento. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o presidente Lula acionou a Advocacia-Geral da União (AGU) para avaliar a legalidade da decisão da Câmara.
Nos EUA, a atenção está voltada à política monetária. O indicador de inflação (PCE), preferido do Federal Reserve, subiu 0,1% em maio, o mesmo do registrado em abril. No acumulado de 12 meses, a inflação ficou em 2,3%. Já os gastos dos consumidores caíram 0,1%, após alta de 0,2% no mês anterior, o que fortalece expectativas de corte de juros em breve.
Na Europa, o Banco Central Europeu (BCE) sinalizou que revisará sua política de juros após anos de instabilidade inflacionária, marcados por crises como a pandemia, guerra na Ucrânia e tensões comerciais.
Relacionadas