Logo

Concurso do MP-BA reúne mais de 4 mil candidatos em Salvador

Prova para o cargo de promotor de Justiça substituto será realizada neste domingo (19), em quatro locais da capital

Por: Lorena Bomfim

16/10/202509:44Atualizado

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) realiza neste domingo (19) a prova do concurso público para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva no cargo de promotor de Justiça substituto. O exame, de caráter eliminatório, será aplicado das 13h30 às 18h30, em Salvador.

Concurso do MP-BA reúne mais de 4 mil candidatos em Salvador
Foto: Humberto Filho MP-BA

Ao todo, 4.327 candidatos estão inscritos no certame, que é executado pela Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico (Fundação Cefetbahia). As provas serão aplicadas nos colégios Anchieta Patamares, localizado na Avenida Professor Pinto de Aguiar, em Pituaçu; na Universidade Católica do Salvador (UCSal), também em Pituaçu; no Colégio Anchieta Pituba, situado na Praça Padre Anchieta, nº 126, Pituba; e na Uniruy, na Avenida Luís Viana Filho, nº 3172, Paralela.

Os candidatos devem chegar aos locais de prova com, no mínimo, 30 minutos de antecedência, munidos de documento oficial de identificação e do cartão informativo de inscrição. Os portões serão abertos às 12h20 e fechados pontualmente às 12h50.

O cartão informativo, com a confirmação do local individual de prova, está disponível no site da Fundação Cefetbahia. Conforme o edital, não será permitido o ingresso após o fechamento dos portões, nem o uso de aparelhos eletrônicos durante o exame.

O gabarito preliminar será divulgado no dia 21 de outubro, nos sites do MP-BA e da Fundação Cefetbahia. O concurso faz parte do processo seletivo para ingresso na carreira do Ministério Público baiano, que inclui ainda etapas discursivas, orais e de avaliação de títulos, até a homologação final pelo Conselho Superior do órgão.

O edital prevê o preenchimento de 20 vagas, sendo 35% reservadas a candidatos que se autodeclaram negros, indígenas ou quilombolas, conforme critérios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e 10% destinadas a pessoas com deficiência.