Logo

Bahia anuncia maior concurso público da história com vagas para diversas áreas

Secretário Rodrigo Pimentel destaca que seleções vão “reoxigenar a máquina pública” e modernizar a gestão estadual

Por: Marcos Flávio Nascimento

10/11/202513:30

O secretário da Administração da Bahia, Rodrigo Pimentel, anunciou no Portal Esfera no Rádio desta segunda-feira (10), confirmou que o governo do Estado lançará novos concursos públicos com oportunidades em diversas áreas.

Foto Bahia anuncia maior concurso público da história com vagas para diversas áreas
Foto: Lorena Bomfim / Portal Esfera

Segundo ele, o anúncio representa o “maior concurso temático da história da Bahia”, com editais previstos para cargos como auditor fiscal, agente de tributos, gestor público, agente de regulação e funções na Pagé, Sapunema, SEMA e CEI.

Pimentel explicou que o objetivo é “reoxigenar a máquina pública”, mantendo o serviço estadual qualificado e preparado para novas demandas. “Sempre há a vontade e a necessidade de ampliar, até porque as demandas são maiores do que as possibilidades.

O quadro hoje é amplamente qualificado, mas é fundamental realizar concursos para garantir essa renovação”, afirmou durante entrevista a Luis Ganem, na Itapoan FM.

Tecnologia e IA devem redefinir o perfil dos servidores

O secretário também destacou que o dimensionamento da força de trabalho do Estado deve considerar os avanços tecnológicos e o uso crescente da inteligência artificial.

“Hoje a tecnologia tem impacto direto na produtividade. Trabalhos repetitivos podem ser feitos por sistemas de IA, permitindo que o servidor público atue de forma mais estratégica, analisando dados e tomando decisões”, explicou.

Servidor de carreira desde 2002, quando ingressou por concurso público como especialista em políticas públicas e gestão governamental, Pimentel lembrou sua trajetória dentro da Secretaria de Administração.

“Passei por várias funções, da execução mais simples até a formulação de políticas. Essa vivência ajuda a compreender a máquina pública de forma completa e a tomar decisões mais assertivas”, afirmou.

Os novos concursos devem contemplar áreas com déficit de pessoal, como a fazendária e a de gestão pública, além de reforçar órgãos que atuam na segurança sanitária e alimentar do Estado.