Logo

BYD desbanca Bugatti e detém o carro mais rápido do mundo

Modelo U9X atingiu 496,2 km/h durante demonstração

Por: Redação

23/09/202516:29Atualizado

Nesta terça-feira (23), o superesportivo elétrico Yangwang U9 Xtreme, da BYD, quebrou o recorde de 6 anos do Bugatti Chiron Super Sport e se tornou o carro de produção mais rápido do mundo. O modelo, batizado de U9X, atingiu a marca de 496,2 km/h durante teste realizado no autódromo alemão de Papenburg.

Carro BYD
Foto: Divulgação/BYD

Ao volante da máquina chinesa estava o experiente piloto alemão Marc Basseng, que controlou o automóvel em uma pista oval de 12 km de extensão, com curvas que chegam a uma inclinação de 49,7 graus, uma configuração que permite aos veículos se aproximarem ao máximo de sua capacidade total.

Ainda, segundo Basseng, a máquina tinha ainda mais força e poderia ultrapassar a barreira dos 500 km/h. No entanto, por considerar uma ação arriscada, o piloto optou por aliviar o acelerador.

O modelo da chinesa BYD é equipado com quatro motores elétricos que, juntos, representam cerca de 2.978 cavalos de potência, mais que o dobro da versão convencional do carro. O conjunto é completado por uma plataforma de 1.200 volts, contra 800 volts do U9 padrão, e baterias Blade de alta densidade. Além disso, os motores elétricos do veículo podem atingir 30.000 rotações por minuto, valor mais rápido já registrado em um carro desta categoria. 

De exclusividade extrema, com apenas 30 unidades produzidas para o mundo todo, o preço do U9X ainda não foi oficialmente divulgado, mas especula-se que ultrapasse o valor de 230 mil euros, o equivalente a aproximadamente R$ 1,43 milhão na atual cotação.