Logo

Vigilância Sanitária veta a venda de fórmulas infantis da Nestlé

Identificação de suposta presença de toxina provocou determinação para interdição de produtos

Por: Agência Brasil|Redação

07/01/202616:02Atualizado

O ano de 2026 já iniciou com novas proibições da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O órgão determinou, nesta quarta-feira (7), interdições na distribuição, venda e uso de alguns lotes de fórmulas infantis da empresa Nestlé Brasil Ltda.

Foto Vigilância Sanitária veta a venda de fórmulas infantis da Nestlé
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Leia mais:
Anvisa suspende produtos irregulares com base de minoxidil
Anvisa manda recolher lote de marca de chá de camomila; saiba detalhes
Anvisa emite alerta de proteção contra metanol após casos na Bahia

Na leva de restrições, estão incluídos produtos das marcas Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfort, Nan Sensitive, Alfamino e Nestogeno. A medida, conforme a Anvisa, ocorre devido ao risco de contaminação por cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus.

“O consumo de alimento contaminado pode causar vômito persistente, diarreia ou letargia, que é a sonolência excessiva, lentidão de movimentos e raciocínio, e incapacidade de reagir e expressar emoções”, detalhou.

Ainda como providência de segurança alimentar, a Vigilância Sanitária orienta pais e responsáveis a verificarem o número do lote presente no rótulo das fórmulas infantis.

“Se o produto pertencer a um dos lotes recolhidos, não deve ser utilizado ou oferecido para consumo. Os demais lotes desses produtos não foram afetados”, complementa.

Mas atenção: caso a criança apresente sintomas de contaminação após o consumo dos produtos das marcas citadas, é recomendada a busca por atendimento médico imediato. “É importante informar o alimento que foi consumido, se possível, com uma amostra da embalagem, caso esteja disponível”.

Clique aqui e verifique os lotes.