Estudo revela quantidade de noites de sono ruim que prejudicam o coração
Pesquisa analisou resultado de 16 jovens saudáveis
Por: Redação
24/11/2025 • 21:30
Deixar de dormir adequadamente pode prejudicar a saúde do seu coração. É o que aponta um estudo da Universidade de Uppsala, na Suécia, que revelou que três noites seguidas em que o tempo de sono foi menor que quatro horas são suficientes para provocar alterações responsáveis pelo aumento do risco de doenças cardiovasculares.
Ao todo, o estudo monitorou durante dias um grupo de 16 homens jovens e saudáveis, a partir de duas rotinas: uma de três noites de sono normal, cerca de 8,5 horas, e outra de três noites de restrição de sono, aproximadamente 4,25 horas.
Ao longo do tempo, os pesquisadores notaram um aumento de proteínas inflamatórias, relacionadas ao desenvolvimento de doenças do sistema cardíaco, como insuficiência cardíaca, doença coronariana e arritmias, como fibrilação atrial.
Além disso, a pesquisa concluiu que as noites de sono mal dormidas também prejudicam os resultados das atividades físicas, o que reduziu os benefícios para o organismo, uma vez que a falta de descanso altera as condições de recuperação do corpo após os esforços da prática esportiva.
