Logo

Brasileiros são otimistas e esperam viver até os 80 anos

Estudo global mostra entusiasmo com a chegada da terceira idade

Por: Victor Hugo

08/08/202514:00

Uma pesquisa global da Instituto Ipsos, os brasileiros demonstraram otimismo em relação à longevidade, projetando que viverão até os 80 anos. Esse número é superior à média global de 78 anos e também à expectativa de vida oficial do Brasil, de 76,4 anos, calculada pelo IBGE. O resultado coloca o país entre os mais otimistas do mundo em relação à expectativa de vida.

Idosos
Foto: Agência Brasil.

Percepção sobre a terceira idade

O estudo, chamado "Attitudes to Ageing 2025", revela que, para os brasileiros, a terceira idade começa aos 65 anos. Isso significa que eles esperam viver cerca de 15 anos na velhice, um dos períodos mais longos identificados pela pesquisa, atrás apenas da África do Sul (16 anos) e de países como Colômbia, Filipinas e Indonésia (17 anos).

A maioria dos brasileiros (57%) expressou entusiasmo em chegar à terceira idade, enquanto 38% não compartilham desse sentimento. Em contraste com o Brasil, a maioria dos entrevistados em outros 32 países (57%) não se mostrou entusiasmada com a velhice. Globalmente, a resistência à velhice é menor entre pessoas de maior renda, com mais escolaridade e, curiosamente, entre os mais jovens.

Diferenças geracionais e de gênero

A pesquisa aponta que as gerações mais jovens, como a Geração Z e os Millennials, são as mais entusiasmadas com a chegada da velhice. Esse otimismo é mais forte entre os homens dessas gerações. As mulheres, por outro lado, tendem a ter uma expectativa menor, principalmente na geração Baby Boomer, onde apenas 29% das entrevistadas globais se mostraram entusiasmadas.

Comparando o Brasil com outros países, a pesquisa mostra que na Indonésia, 89% das mulheres e 88% dos homens se dizem entusiasmados para a terceira idade. No Brasil, esses números são 59% para mulheres e 55% para homens, indicando um otimismo mais moderado, mas ainda majoritário.