Autoridades de saúde se reúnem após morte suspeita por metanol na Bahia
Secretários estadual e municipal participam de encontro para definir medidas de monitoramento e investigação
Por: Domynique Fonseca
03/10/2025 • 09:38 • Atualizado
Uma reunião de emergência foi realizada nesta sexta-feira (3) entre equipes de vigilância em saúde do Estado e de Feira de Santana para tratar do caso suspeito de intoxicação por metanol registrado no município. O encontro contou com a presença da secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, e do secretário municipal da pasta, Rodrigo Matos.
De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a vítima, um homem de 56 anos, foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Queimadinha, mas morreu durante a madrugada. Amostras biológicas serão encaminhadas para análise laboratorial, com previsão de resultado em até sete dias, que deve confirmar ou descartar a hipótese de intoxicação.
Antes mesmo da ocorrência, a Sesab já havia expedido uma orientação às unidades de saúde públicas e privadas para que reforçassem a atenção a pacientes com sintomas compatíveis com intoxicação por metanol. A determinação inclui notificação imediata de casos suspeitos, de forma a acelerar a investigação e permitir uma resposta rápida.
A situação seguirá sendo monitorada pelas vigilâncias estadual e municipal, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia. O objetivo é ampliar o controle, integrar informações e garantir que todas as medidas necessárias sejam tomadas para proteger a população.