Logo

Mais de 140 alunos relatam intoxicação alimentar após refeição em universidade

Empresa responsável pelo funcionamento do restaurante tem 72 horas para responder situação

Por: Redação

13/11/202518:00Atualizado

Ao menos 142 alunos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) relataram sintomas de intoxicação alimentar após almoçarem no Restaurante Universitário (RU) do campus de Juazeiro, nesta terça-feira (13). Segundo a Univasf, o preparo das refeições é feito por uma empresa terceirizada, que foi notificada sobre os casos.

campus Univasf
Foto: Reprodução/Univasf

Os próprios estudantes notificaram a instituição, após vários relatos de sintomas como náuseas, indisposição, diarreias e dores abdominais aparecerem em um grupo de um aplicativo de mensagens.  

Em nota, a Univasf afirmou que, após tomar conhecimento dos fatos, instaurou uma investigação, conduzida pela equipe de Nutrição, Gestora e Fiscal do Restaurante Universitário, para averiguar o cumprimento do contrato e a segurança alimentar no local. 

Ainda, a BR ALL Alimentação e Serviços LTDA, empresa responsável pelo funcionamento do restaurante, foi notificada e terá um prazo de 72 horas para apresentar um laudo preliminar com esclarecimentos sobre o caso.

Procurada pelo Portal Esfera, a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) informou que equipes da Vigilância em Saúde estão investigando o caso. Até o momento,  foram coletadas amostras clínicas de indivíduos sintomáticos para realização de exames laboratoriais, incluindo a previsão de coleta de swab fecal.

Ainda, a Sesab destacou que a Vigilância Sanitária realizou inspeção no local, com a interdição de uma das salas da cozinha e do bebedouro, além da coleta de amostras de alimentos e água para análise.