Chuvas adiam volta às aulas em cidade baiana
Município decreta estado de emergência após mais de 100 mm de chuva
Por: Redação
22/02/2026 • 17:20
As fortes chuvas que atingem Ribeira do Amparo, a cerca de 270 km de Salvador, provocaram o adiamento do início das aulas na rede municipal de ensino. A prefeitura informou neste sábado (21), que somente neste dia foram registrados 45 mm de chuva. Previstas para começarem dois dias depois do episódio, as aulas foram remarcadas para o dia 2 de março.
Segundo a gestão municipal, a decisão visa garantir a segurança de estudantes, professores e servidores, além de possibilitar a avaliação das condições estruturais das escolas e das vias de acesso. Na sexta-feira, o volume ultrapassou 100 mm em apenas 24 horas. Moradores registraram alagamentos, ruas cobertas pela água e até plantações submersas.
Diante do cenário, o município informou que irá decretar estado de emergência, medida que passa a valer a partir deste domingo, após publicação oficial. Apesar dos estragos, não há registro de desabrigados ou desalojados. No entanto, vias de terra apresentam erosões, formação de buracos e exposição de tubulações.
O alerta se estende a outras regiões da Bahia. A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia enviou mensagens para moradores de 95 municípios. Já o Instituto Nacional de Meteorologia mantém aviso de risco para áreas do oeste, Chapada Diamantina, centro-sul e norte do Vale do São Francisco, com previsão de até 100 mm de chuva por dia e possibilidade de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos.
Relacionadas
