Logo

Bahia entra em alerta de tempestade com risco de ventos fortes

Inmet prevê chuvas intensas e rajadas acima de 100 km/h até quinta

Por: Redação

18/02/202611:01

A Bahia está entre os 18 estados que entraram em alerta de perigo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia para tempestades e chuvas intensas. O aviso é válido até as 10h desta quinta-feira (19) e aponta risco de acumulados que podem chegar a 100 milímetros por dia, além de ventos superiores a 100 km/h.

Foto Bahia entra em alerta de tempestade com risco de ventos fortes
Foto: Valter Pontes / Secom Pms

Segundo o Inmet, as condições elevam a possibilidade de alagamentos, quedas de árvores, descargas elétricas e interrupções no fornecimento de energia. Além da Bahia, também estão sob alerta Acre, Amazonas, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Mato Grosso, Pará, Amapá, Ceará, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins.

Região Sul e Sudeste concentram maior risco

Apesar de o alerta atingir diversas áreas do país, o cenário é considerado mais crítico na Região Sul e em parte do Sudeste. Estados como Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo concentram avisos combinados de tempestade e chuva volumosa, com risco elevado de transtornos urbanos.

Entre os principais impactos previstos estão cortes de energia elétrica, queda de galhos e árvores, além de alagamentos repentinos em áreas urbanas.

Alerta para baixa umidade em outras regiões

Enquanto parte do país enfrenta risco de chuvas fortes, estados como Goiás, Pernambuco e Espírito Santo, além de áreas do Norte e Nordeste, estão sob alerta amarelo para baixa umidade do ar, indicando um cenário climático oposto, com atenção redobrada para problemas respiratórios e risco de incêndios.