Logo

Vídeo: Caminhão perde freio e atinge imóveis no Pelourinho

Acidente no Centro Histórico ocorreu apenas com um veículo

Por: Redação

22/02/202612:33Atualizado

Uma falha mecânica provocou um acidente na madrugada deste domingo (22), no Largo do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador. A princípio, um caminhão teria perdido os freios enquanto subia a ladeira e desceu desgovernado, colidindo contra imóveis da região. De acordo com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), um pedestre ficou ferido.

Acidente causou estragos em imóveis no Pelourinho
Foto: Reprodução/Leitor Portal Esfera

Entre os prédios atingidos estão a Casa do Benin, equipamento cultural administrado pela Fundação Gregório de Matos, e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, um dos principais patrimônios históricos da capital baiana.

Assista:

Em nota, a Fundação Gregório de Matos informou que é responsável pela gestão da Casa do Benin, enquanto os serviços de manutenção do imóvel são executados pela Secretaria Municipal de Manutenção, SEMAN. Além do equipamento cultural atingido, a fundação administra outros quatro espaços localizados na poligonal tombada do Centro Histórico de Salvador: o Teatro Gregório de Mattos, o Espaço Cultural da Barroquinha, o Boca de Brasa Centro e o Café Teatro Nilda Spencer.

De acordo com o órgão, a perícia técnica foi realizada por equipes da Codesal, Sedur e Polícia Técnica. Inicialmente, não foram identificados danos estruturais no prédio histórico. Por medida de segurança, a fachada será escorada. Ainda não há estimativa oficial de custos para os reparos necessários.

A fundação também confirmou que as atividades na Casa do Benin estão temporariamente suspensas. Até o momento, não há prazo definido para reabertura do espaço ao público.

 

Consequências do acidente

 

Por fim, a Transalvador informou que a ocorrência, registrada por volta das 3h40, ainda contou com uma motocicleta atingida, além do imóvel. Equipes do órgão permanecem no local e auxiliam na operação de retirada do caminhão, além de atuar na organização do tráfego na região.