Logo

Salvador volta a ter voo direto para a Cidade do Panamá com a Copa Airlines

Nova rota internacional amplia acesso a mais de 80 destinos nas Américas e impulsiona o turismo na capital baiana

Por: Redação

08/01/202609:28

A conexão aérea direta entre Salvador e a Cidade do Panamá voltou a operar na madrugada desta quinta-feira (8). O voo inaugural da Copa Airlines marcou a retomada da rota internacional entre a capital baiana e o país da América Central, suspensa há quase seis anos.

Salvador volta a ter voo direto para a Cidade do Panamá com a Copa Airlines
Foto: Crédito: Reprodução

A partir de agora, Salvador passa a contar com quatro voos semanais com destino ao Aeroporto Internacional de Tocumen, principal hub da Copa Airlines no continente. A partir do Panamá, os passageiros têm acesso a conexões para mais de 80 destinos nas Américas, incluindo cidades dos Estados Unidos, Canadá, Caribe e América Central.

O retorno da rota é considerado estratégico para o fortalecimento do turismo e da conectividade internacional da capital baiana. A articulação foi realizada pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). Com a nova operação, turistas de diversos países poderão desembarcar diretamente em Salvador sem a necessidade de conexões em outras cidades brasileiras. No sentido inverso, os baianos passam a ter acesso facilitado a destinos internacionais sem precisar utilizar hubs do Sudeste, como São Paulo.

Durante o ato simbólico que marcou a retomada do voo, no Aeroporto de Salvador, a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, destacou a importância da nova ligação aérea para o momento vivido pela cidade como destino internacional.

“A retomada desses voos é um marco importante para Salvador e resultado de um trabalho consistente da Prefeitura, com planejamento, articulação internacional e diálogo permanente com o trade turístico. Esse processo começou quando estivemos no Panamá para apresentar Salvador ao mercado internacional e construir as pontes necessárias para viabilizar essa conexão”, afirmou.

Dias e horários dos voos

O voo de saída de Salvador para a Cidade do Panamá (CM753) será operado às segundas, terças, quintas e sábados, com decolagem às 1h25 e chegada às 6h40. De acordo com a Copa Airlines, o horário foi definido de forma estratégica para coincidir com as conexões matinais do hub panamenho, facilitando o acesso a destinos no Caribe e nos Estados Unidos.

Já o voo de retorno, da Cidade do Panamá para Salvador (CM752), ocorrerá às segundas, quartas, sextas e domingos, com saída às 15h58 e chegada à capital baiana à 0h25 do dia seguinte.

Atualmente, Salvador será o único destino da Copa Airlines no Nordeste brasileiro.

Rota foi disputada com Recife

A Prefeitura de Salvador informou que a retomada da rota foi disputada com a cidade do Recife. As negociações tiveram início em 2024, quando uma comitiva da Secult esteve no Panamá para apresentar os potenciais turísticos da capital baiana à diretoria da companhia aérea.

No mês de maio, a própria vice-prefeita voltou à Cidade do Panamá para apresentar o plano de desenvolvimento turístico e a estratégia de comunicação do município.

“Apresentamos um vídeo mostrando tudo o que está sendo feito no turismo de Salvador, discutimos possibilidades de redução de taxas e assumimos o compromisso de apoiar a divulgação da rota. O trade turístico foi essencial nesse processo, com hotéis oferecendo tarifas especiais para atrair esses profissionais”, explicou Ana Paula Matos.

Durante as tratativas, também foram destacados investimentos realizados pela Prefeitura, como a criação de novos equipamentos culturais  entre eles a Casa das Histórias e a Galeria Mercado , o apoio ao Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), a construção do novo Centro de Convenções, a requalificação da orla e a promoção do destino por meio da campanha Salvador Capital Afro, além do calendário de verão e de festivais culturais internacionais.