Salvador tem caso suspeito de intoxicação por metanol
Notificação foi confirmada pelo Ministério da Saúde
Por: Redação
03/10/2025 • 19:23 • Atualizado
O Ministério da Saúde divulgou um balanço na noite desta sexta-feira (3) onde aponta que já existem 113 notificações de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica, uma delas em Salvador.
O estado de São Paulo, com 101 notificações, lidera o ranking. Ao todo, 11 casos foram confirmados em todo o país. 11 pessoas morreram, com uma sendo tendo a intoxicação confirmada como causa do óbito e outras 10 ainda em investigação.
Esse é o segundo caso suspeito na Bahia, com o primeiro tendo sido o de um homem em Feira de Santana. A vítima, identificada como Marcos Evandro Santana da Costa, de 56 anos, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Queimadinha, mas não resistiu e morreu na madrugada desta sexta-feira.
De acordo com as autoridades de saúde, amostras biológicas foram coletadas pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen), em Salvador. O exame toxicológico vai confirmar ou descartar a presença da substância no organismo, com resultado previsto para até sete dias.
Governo está alerta
Em entrevista coletiva nesta sexta, o governador Jerônimo Rodrigues pediu rigor na apuração dos casos. Uma reunião de emergência, entre equipes de vigilância em saúde do Estado e de Feira de Santana, foi realizada para determinar como será a resposta estatal para possíveis ocorrências.
A Sesab expediu uma orientação às unidades de saúde públicas e privadas para que reforçassem a atenção a pacientes com sintomas compatíveis com intoxicação por metanol. A determinação inclui notificação imediata de casos suspeitos, de forma a acelerar a investigação e permitir uma resposta rápida.
A situação seguirá sendo monitorada pelas vigilâncias estadual e municipal. O objetivo é ampliar o controle, integrar informações e garantir que todas as medidas necessárias sejam tomadas para proteger a população.