Logo

Salvador tem caso suspeito de intoxicação por metanol

Notificação foi confirmada pelo Ministério da Saúde

Por: Redação

03/10/202519:23Atualizado

O Ministério da Saúde divulgou um balanço na noite desta sexta-feira (3) onde aponta que já existem 113 notificações de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica, uma delas em Salvador.

Foto Salvador tem caso suspeito de intoxicação por metanol
Foto: Reprodução

O estado de São Paulo, com 101 notificações, lidera o ranking. Ao todo, 11 casos foram confirmados em todo o país. 11 pessoas morreram, com uma sendo tendo a intoxicação confirmada como causa do óbito e outras 10 ainda em investigação.

Esse é o segundo caso suspeito na Bahia, com o primeiro tendo sido o de um homem em Feira de Santana. A vítima, identificada como Marcos Evandro Santana da Costa, de 56 anos, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Queimadinha, mas não resistiu e morreu na madrugada desta sexta-feira.

De acordo com as autoridades de saúde, amostras biológicas foram coletadas pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen), em Salvador. O exame toxicológico vai confirmar ou descartar a presença da substância no organismo, com resultado previsto para até sete dias.

Governo está alerta

Em entrevista coletiva nesta sexta, o governador Jerônimo Rodrigues pediu rigor na apuração dos casos. Uma reunião de emergência, entre equipes de vigilância em saúde do Estado e de Feira de Santana, foi realizada para determinar como será a resposta estatal para possíveis ocorrências.

A Sesab expediu uma orientação às unidades de saúde públicas e privadas para que reforçassem a atenção a pacientes com sintomas compatíveis com intoxicação por metanol. A determinação inclui notificação imediata de casos suspeitos, de forma a acelerar a investigação e permitir uma resposta rápida.

A situação seguirá sendo monitorada pelas vigilâncias estadual e municipal. O objetivo é ampliar o controle, integrar informações e garantir que todas as medidas necessárias sejam tomadas para proteger a população.