Logo

Salvador registra mais de 100 ocorrências em 24h após temporal

Capital segue em alerta laranja e chuvas devem continuar durante o fim de semana

Por: Redação

21/11/202514:01Atualizado

Em apenas 24 horas, Salvador acumulou mais chuva do que o esperado para todo o mês de novembro. A previsão para os 30 dias era de 108,2 milímetros, mas o volume registrado na quinta-feira (20) passou de 110 mm em alguns bairros, conforme dados da Defesa Civil de Salvador (Codesal).

Foto Salvador registra mais de 100 ocorrências em 24h após temporal
Foto: Reprodução/TV Bahia

A intensidade do temporal chamou atenção: em apenas uma hora, foram observados 80 mm de precipitação, o maior índice do período.

O grande volume de água provocou mais de 100 ocorrências pela cidade entre quinta e sexta-feira (21), incluindo alagamentos, deslizamentos de terra, quedas de árvores e desabamentos. Apesar dos danos, não houve registro de pessoas desalojadas ou desabrigadas.

Diante da situação, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que o governo estadual poderá solicitar apoio da Defesa Civil Nacional, caso o cenário piore.

“Estamos articulados com governo federal e municípios para garantir suporte. A chuva é bem-vinda, mas evidencia efeitos das mudanças climáticas”, declarou.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém válido o alerta laranja para a capital baiana e outros municípios. A previsão aponta risco de temporais com acumulados que podem chegar novamente a 100 mm, além de rajadas de vento de até 60 km/h.

 

Mais de 90 mil raios atingem a Bahia

 

O mau tempo não se limitou à capital. Segundo a Climatempo, com base em dados da Neoenergia Coelba, mais de 90 mil descargas elétricas foram registradas no estado entre quarta (19) e sexta-feira (21). Os ventos fortes e as tempestades ampliaram o número de ocorrências envolvendo quedas de árvores e danos à rede elétrica.

A Coelba informou que reforçou o efetivo de equipes nas ruas e no Centro de Operações Integradas para acelerar o atendimento. O acúmulo de água nas vias, porém, tem dificultado o deslocamento dos técnicos. Serviços essenciais, como unidades de saúde, escolas e sistemas de abastecimento de água, estão sendo atendidos com prioridade.

Além do aumento de profissionais em campo, a distribuidora destacou que utiliza sistemas de automação que permitem restabelecer o fornecimento remotamente, reduzindo o tempo de espera dos consumidores.

A Neoenergia Coelba reforça cuidados essenciais durante tempestades:

  • Em caso de cabo partido, não se aproxime e isole o local. Acione imediatamente o 116;
  • Se a fiação atingir um veículo, permaneça dentro do carro e chame a Coelba (116) e o Corpo de Bombeiros (193);
  • Busque abrigo seguro longe de janelas e estruturas metálicas durante tempestades;
  • Evite subir em telhados e realizar qualquer reparo sob chuva;
  • Em situações de alagamento, desligue o disjuntor e remova aparelhos das tomadas.

Canais de atendimento da Neoenergia Coelba:

  • Central telefônica: 116;
  • WhatsApp: (71) 3370-6350;
  • Aplicativo Neoenergia SA;
  • Site: neoenergia.com.