Logo

Salvador bane mais de 2 mil usuários de patinetes por mau uso

Infrações vão de andar em dupla ao uso por menores, cidade já tem 132 mil cadastrados

Por: Redação

16/09/202509:48Atualizado

Oito meses após a chegada dos patinetes elétricos a Salvador, mais de 2 mil usuários já foram banidos por descumprirem as regras de utilização. Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), ao todo foram realizadas 431 mil viagens, mas também registradas mais de 10 mil ocorrências de uso irregular.

Foto Salvador bane mais de 2 mil usuários de patinetes por mau uso
Foto: Reprodução/ SECOM

No último sábado (13), uma operação conjunta da Semob, da empresa JET responsável pelo serviço e da Guarda Civil Municipal flagrou três pessoas circulando em dupla na orla da Boca do Rio. O secretário de Mobilidade, Pablo Souza, alertou que a prática é arriscada. “Muitos pais dividem o equipamento com os filhos, mas além de perigoso, transmite um mau exemplo”, destacou.

As normas de funcionamento foram oficializadas em julho, através do Decreto nº 40.301/2025, que proíbe o uso por menores de 18 anos e restringe a condução a apenas uma pessoa por vez. Para garantir segurança, a JET mantém equipes de fiscalização em pontos estratégicos e aplica limites de velocidade em áreas com grande fluxo de pedestres.

Além das ações de monitoramento, são oferecidas “escolinhas de condução” aos fins de semana, na Av. Magalhães Neto e no Jardim dos Namorados. Já foram 91 edições, que instruíram mais de 5,4 mil usuários sobre o uso correto do equipamento.

Com 938 patinetes disponíveis e 132 mil usuários cadastrados, Salvador já registra impacto ambiental positivo: 260 toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas desde o início da operação.