Salvador bane mais de 2 mil usuários de patinetes por mau uso
Infrações vão de andar em dupla ao uso por menores, cidade já tem 132 mil cadastrados
Por: Redação
16/09/2025 • 09:48 • Atualizado
Oito meses após a chegada dos patinetes elétricos a Salvador, mais de 2 mil usuários já foram banidos por descumprirem as regras de utilização. Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), ao todo foram realizadas 431 mil viagens, mas também registradas mais de 10 mil ocorrências de uso irregular.
No último sábado (13), uma operação conjunta da Semob, da empresa JET responsável pelo serviço e da Guarda Civil Municipal flagrou três pessoas circulando em dupla na orla da Boca do Rio. O secretário de Mobilidade, Pablo Souza, alertou que a prática é arriscada. “Muitos pais dividem o equipamento com os filhos, mas além de perigoso, transmite um mau exemplo”, destacou.
As normas de funcionamento foram oficializadas em julho, através do Decreto nº 40.301/2025, que proíbe o uso por menores de 18 anos e restringe a condução a apenas uma pessoa por vez. Para garantir segurança, a JET mantém equipes de fiscalização em pontos estratégicos e aplica limites de velocidade em áreas com grande fluxo de pedestres.
Além das ações de monitoramento, são oferecidas “escolinhas de condução” aos fins de semana, na Av. Magalhães Neto e no Jardim dos Namorados. Já foram 91 edições, que instruíram mais de 5,4 mil usuários sobre o uso correto do equipamento.
Com 938 patinetes disponíveis e 132 mil usuários cadastrados, Salvador já registra impacto ambiental positivo: 260 toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas desde o início da operação.
Relacionadas