Logo

Motoristas têm 10 dias para credenciar veículos nas zonas do Carnaval

Proprietários podem fazer o credenciamento de forma online

Por: Redação

13/11/202519:30

Termina no próximo dia 23 o prazo para solicitar o credenciamento de automóveis dos moradores de imóveis localizados nas zonas de restrição de circulação para o Carnaval de Salvador 2026. Segundo a Prefeitura, ao menos 30 mil residências estão aptas para o benefício.

credencial para veículos
Foto: Bruno Concha/PMS

No Carnaval, haverá cinco grandes áreas de restrição de circulação de veículos, subdivididas em 12 subáreas. De acordo com a gestão municipal, as credenciais são específicas para cada uma das divisões.

Os veículos que não possuírem a devida liberação para circulação nas determinadas áreas poderão ser multados em R$ 130,16, além de ter quatro pontos na carteira, conforme previsto no art. 187, inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).


Passo a passo

Para fazer a solicitação de credenciamento, é necessário acessar o site da Transalvador e selecionar o ícone “Carnaval 2026”. O processo se divide em duas formas:

  • Para os novos moradores, é necessário fazer o cadastro, informando dados como os números do IPTU, do CPF/CNPJ do proprietário do imóvel e o endereço de e-mail. Em seguida, o sistema enviará para o e-mail com o código de acesso. Ao entrar no sistema, os números do Renavam (que consta no documento do veículo) e da placa do automóvel a ser cadastrado deverão ser informados;
  • Já para os moradores que já realizaram o cadastro anteriormente, é necessário entrar no sistema com senha e login registrados. Após isso, o proprietário deve informar se o veículo informado ainda é o mesmo ou se deseja alterar.

Em ambos os casos, cada imóvel terá acesso a até duas credenciais de veículos.


Perda de prazos e outras pendências

Para os moradores que não realizarem o credenciamento dos veículos no período determinado ou que necessitarem de um suporte presencial, após o prazo será realizado atendimento físico nos postos da Transalvador. No entanto, os locais e datas em que o serviço funcionará ainda serão divulgados.