Lavagem do Bonfim reúne multidão e aquece turismo em Salvador
Festa tradicional da capital baiana reforça a cidade como destino de verão
Por: Redação
15/01/2026 • 14:57 • Atualizado
A tradicional Lavagem do Bonfim levou milhares de pessoas às ruas da Cidade Baixa, em Salvador, nesta quinta-feira (15). O percurso, que vai do Comércio até a Colina Sagrada, recebeu turistas de diferentes estados do Brasil, consolidando a celebração como um dos eventos mais importantes da capital baiana.
De acordo com a Empresa Salvador Turismo (Saltur), a expectativa é de que o evento reúna cerca de 1 milhão de participantes. De acordo com o presidente da pasta, Isaac Edington, a movimentação ajuda a impulsionar a ocupação hoteleira, a rede de alimentação e outros serviços ligados ao setor turístico na cidade.
“Esse é um momento muito especial para a cidade. Essa é uma festa que demonstra muito a força do nosso sincretismo religioso e de todas as religiões que aqui vêm prestar essa homenagem à Conceição da Praia e ao Senhor do Bonfim.”, disse.
Leia mais:
Vice-governador afirma que debate sobre a chapa será feito no tempo certo
Caiado confirma pré-candidatura à Presidência durante Lavagem do Bonfim
Bruno Reis projeta ano de entregas e exalta Salvador na Lavagem do Bonfim
A programação inclui ainda atividades culturais e religiosas. Edington afirmou que indicadores recentes mostram crescimento constante de visitantes desde setembro e citou outros eventos de destaque, como o Festival Virada e o Salvador Capital Afro, que atraíram público nacional e internacional.
A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, reforçou que a adesão crescente aumenta a demanda por infraestrutura e serviços, gerando impacto econômico positivo para comerciantes e prestadores de serviços da região.
“É um momento de muita fé, é a força do povo baiano, é a nossa identidade cultural. Mais do que uma festa popular, é um momento de renovação da fé. Eu peço a Deus e à toda a espiritualidade dessa cidade, que cuide do nosso povo, que a gente possa ter um governo com um ano ainda melhor”, finalizou.
Relacionadas
